Empresa

Sanepar conquista quatro troféus de qualidade em saneamento
23-11-2016 18:34

A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) recebeu na noite da terça-feira (22) quatro troféus do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Essa é a maior premiação do setor no País. A cerimônia de premiação ocorreu na cidade de São Paulo.

Os troféus conferidos à Sanepar foram conquistados pela gerência geral de Curitiba e Região Metropolitana, que também abrange o Litoral, e pelas unidades regionais de Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu. Para a conquista do Quíron, o troféu do PNQS, a Sanepar aplicou boas práticas de gestão e apresentou resultados elevados de desempenho.

Um dos itens avaliados está relacionado diretamente às ferramentas de relacionamento com os clientes. Na região de Foz do Iguaçu, a Sanepar teve destaque pelo funcionamento do Conselho de Clientes, que tem a participação de representantes de entidades da sociedade civil e de clientes. O resultado é que o índice de satisfação do cliente, na região, passou de 62,8% em 2013 para 86,5% em 2015.

Outro ponto forte foi a Escola de Formação Continuada na regional de Cascavel para a área de esgoto, instituída em 2013. O projeto tem disseminado conhecimentos sobre todas as fases do processo para os empregados do setor. O resultado é o surgimento de ideias inovadoras entre a equipe. Uma delas resultou na redução do uso de produtos químicos no processo de tratamento.

Para receber os troféus, participaram da premiação o presidente da Companhia, Mounir Chaowiche, o diretor de Operações, Paulo Dedavid, gerentes, coordenadores e demais empregados das unidades premiadas. “É um reconhecimento do trabalho dos nossos empregados, que desenvolvem suas atividades com muito zelo. Demonstra, ainda, que a Sanepar é referência para o setor, pois nossas equipes apresentaram suas melhores práticas para empresas de todo o Brasil”, disse Chaowiche.

O diretor Paulo Dedavid ressaltou a busca da Sanepar pelas práticas de excelência. “Já tivemos mais de 30 unidades da empresa premiadas nesses 20 anos de PNQS e as quatro unidades premiadas agora já implantaram programas que seguem modelo de excelência na gestão”.

O presidente da ABES, Roberval Tavares de Souza, lembrou que a Associação existe há 50 anos e que vem buscando a melhoria constante do setor no país. “Há 20 anos, a ABES instituiu o PNQS, focado na gestão, para fazer o saneamento avançar, mas ainda temos 35 milhões de pessoas sem acesso à água potável no país e 125 milhões sem serviço de coleta e tratamento de esgoto. São muitos desafios”, disse.

COMO FUNCIONA - O PNQS é reconhecido pela International Water Association (IWA) como a mais importante ferramenta de gestão dos serviços de saneamento ambiental, pois estimula a adoção de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais. As empresas participantes buscam o reconhecimento pelas ações desenvolvidas pautadas por oito critérios: Liderança, Estratégia e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e conhecimentos, Pessoas, Processos e Resultados. A premiação é obtida pelas unidades de acordo com o nível e pontuação obtidos.

RECONHECIMENTO – As novas conquistas da Sanepar na gestão da qualidade em saneamento levaram a coordenadora do PNQS na Sanepar, Maria Ângela Sargaço, a assumir a função de coordenadora adjunta do Comitê Nacional de Qualidade da ABES (CNQA). “A Sanepar é uma empresa de sucesso que adotou modelo de excelência e a Ângela vai ajudar o Brasil a crescer na gestão da qualidade”, disse o presidente da ABES.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado