Empresa

Sanepar investe quase o dobro do que arrecadou em Maringá
24-10-2009 17:30

O presidente da Sanepar, Stênio Jacob, esteve em Maringá para prestar esclarecimentos sobre os serviços prestados pela empresa nos sistemas de água e de esgoto da cidade. Entre os assuntos discutidos, estavam o contrato de concessão firmado entre a empresa e o município, e política tarifária. A informação que mais chamou a atenção dos vereadores é a de que, em 29 anos, a Sanepar investiu praticamente o dobro do que arrecadou na cidade. Os investimentos já realizados - e em andamento – totalizam R$ 285,8 milhões, enquanto que a arrecadação no período é de R$ 146,8 milhões.

“Esses números demonstram o quanto a Sanepar tem se preocupado com a população e contribuído de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida e com a saúde dos maringaenses”, declarou Stênio.

Outro assunto de interesse dos vereadores, a renovação do Contrato de Concessão da Sanepar com o município de Maringá, foi defendida pelo presidente da empresa. “Acredito que a renovação vai ocorrer porque ao longo dos anos a Sanepar buscou atender as necessidades da população, prestando serviços de qualidade e com preços justos, principalmente se for considerada a infraestrutura implantada no município,” ressaltou.

Segundo ele, no próximo ano devem ser iniciadas as discussões para o novo contrato, que deverá atender o que estabelece o Plano de Saneamento elaborado pelo município.

Stênio, que esteve em Maringá a convite da Comissão das Águas , informou que é vedada no Paraná a privatização dos serviços de água e de esgoto. “É lei estadual. Só quem pode administrar estes serviços são o município ou o Estado”, frisou.

O presidente também disse que a discussão sobre a renovação deverá passar necessariamente pela Prefeitura, pela Câmara de Vereadores e, principalmente, pela população, por meio de audiências públicas. “O importante para a Sanepar é discutir com a cidade uma nova regra para atender amplamente o serviço de saneamento, mantendo a qualidade atual”.

OBRAS – O diretor de Operações da Sanepar, Wilson Barion, que também participou da reunião, fez uma apresentação técnica, mostrando toda a infraestrutura da empresa na cidade, a evolução do saneamento na cidade e os investimentos realizados nos últimos anos e também daqueles que estão em execução, como as obras que vão assegurar o abastecimento de água na cidade até 2028.

Outro ponto destacado pelo diretor foi os índices alcançados com coleta e tratamento do esgoto sanitário. “Maringá conta hoje com 91,64% o serviço, e até o final do ano que vem vamos chegar a 96% dos domicílios maringaenses”, informou.

Além dos dados apresentados, os dirigentes da Sanepar responderam às perguntas feitas pelos vereadores maringaenses. O presidente da Câmara, Mário Hossokawa, destacou que os esclarecimentos foram importantes para sanar dúvidas dos membros da Comissão das Águas e da imprensa.

“Vamos abrir amplo debate para o processo de renovação do Contrato de Concessão com a cidade, de forma transparente e com a participação democrática de todos os interessados”, afirmou.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado