Empresa

Sebrae leva empreendedorismo ao Japão
13-05-2008 12:34

Serviço oferecido aos brasileiros que vivem naquele país e feira de negócios marcam iniciativas do Sebrae neste mês



Uma feira de negócios criada para reunir empreendedores brasileiros no Japão e estreitar as relações culturais, políticas e econômicas entre os dois países. Esse é o objetivo da 'VI expoBusiness', evento que acontecerá de 23 a 25 de maio na cidade de Nagoya, um dos maiores centros econômicos do arquipélago japonês. Para reforçar o posicionamento de aproximação nipo-brasileira, a expoBusiness adotou como tema 'Ano do Intercâmbio Japão-Brasil', que também mescla os conceitos das comemorações ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

O evento é organizado pela empresa Central Trade e contará com a participação do Sebrae. Durante os três dias, o Sebrae terá um estande para atendimento a dekasseguis e realizará um ciclo de palestras destinadas a este público. Do dia 23 e até 11 de junho, acontecerá no Japão a terceira edição do Sebrae Itinerante, projeto com a finalidade de levar informações e serviços aos dekasseguis.

O programa Dekassegui Empreendedor, desenvolvido em parceria entre o Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), surgiu para dar suporte aos jovens brasileiros que trabalham no Japão - os dekasseguis - e pretendem retornar ao Brasil para investirem suas economias na abertura de um negócio.

Como se encontram afastados do cenário econômico brasileiro, os dekasseguis buscam referências que possam ajudá-los a minimizar os riscos na criação de uma empresa. O Dekassegui Empreendedor veio para atender a este anseio desses jovens nipo-brasileiros.

A próxima edição do Sebrae Itinerante - a segunda deste ano - segue a perspectiva de proporcionar aos dekasseguis uma visão sobre empreendedorismo e gestão de negócios, o que poderá ser visto nas palestras, conforme explica Silmar Rodrigues, coordenador nacional pelo Sebrae do Dekassegui Empreendedor. Os temas serão Empreendedorismo, Franquias, Plano de Negócios e Finanças Pessoais.

Rodrigues destaca nesta programação o papel do tema Finanças Pessoais. "Eles precisam se planejar para poupar, estabelecer metas e outros procedimentos relacionados a esse tema, caso queiram dispor de recursos para investirem quando voltarem ao Brasil", assinala o coordenador.

Silmar revela que uma das questões mais demandadas pelos dekasseguis diz respeito às franquias, um dos temas das palestras. "Escolher uma boa franquia é uma maneira de empreender com um pouco mais de segurança", observa.

Articulação

Marcos Aurélio Gonçalves, coordenador do Dekassegui Empreendedor no Paraná, será um dos participantes da missão Sebrae Itinerante. Ele prevê o atendimento pelo serviço a cerca de 500 pessoas, quando serão respondidas perguntas sobre diferentes temas vinculados a negócios, e um público de aproximadamente 800 espectadores nas palestras.

O Sebrae Itinerante começará com a expoBusiness e prosseguirá até 11 de junho. A ação irá a dez cidades japonesas e acontecerá em parceria com instituições ligadas à comunidade brasileira no País do Sol Nascente.

Além do atendimento, o Sebrae Itinerante tem como função a articulação de uma rede de apoio aos dekasseguis no Japão. "Manteremos contatos com entidades como organizações não-governamentais", explica Marcos. "A presença dessa rede permitirá o suporte contínuo aos dekasseguis, mesmo quando não houver o Sebrae Itinerante", afirma.

O coordenador do Dekassegui Empreendedor no Paraná diz que está em pauta com a Associação das Escolas Brasileiras no Japão (AEBJ) a viabilidade de se implantarem programas como o Jovens Empreendedores, para levar educação sobre empreendedorismo a crianças de Ensino Fundamental, e a criação da Biblioteca do Empreendedor, para reunir publicações do Sebrae. A AEBJ reúne 98 escolas.

Marcos Aurélio informa que há intenção de se ampliarem os pontos para videoconferências, uma reivindicação da comunidade dekassegui. Já existe um ponto na cidade de Hamamatsu.

Em 2008, ainda haverá um Sebrae Itinerante em setembro e outro em novembro para atendimento da comunidade dekassegui. Estima-se que c erca de 322 mil brasileiros vivam no Japão.

Durante todo o ano, os dekasseguis podem acessar o site do Dekassegui Empreendedor. No endereço eletrônico http://www.dekassegui.sebrae.com.br eles têm a oportunidade de formular perguntas sobre abertura e gestão de negócios, que são respondidas por consultores do Sebrae. O tempo médio para recebimento das respostas gira em torno de três dias.

Serviço: Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7494 e (61) 2107-9362
Site do programa Dekassegui Empreendedor - http://www.dekassegui.sebrae.com.br


Marcelo Araújo
ASN/Nacional
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado