Empresa

Terminal do Guaraituba servirá a população pelos próximos 20 anos, diz Roberto Requião
30-11-2008 12:32

O Terminal Metropolitano do Guaraituba vai servir a população de Colombo e região no mínimo pelos próximos 20 anos. Com essa previsão, o governador inaugurou na manhã deste sábado (29) a mais nova estação de passageiros do sistema integrado de transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba. Requião pediu desculpas pelo atraso no funcionamento, “mas esse atraso não seu deveu ao Governo do Estado que tem o terminal pronto e acabado há alguns meses”. Ele disse que “houve um impasse com a Prefeitura de Curitiba, já superado, e que o importante é que Colombo ganhou o terminal. Valeu”.

Os primeiros ônibus começaram a sair do Guaraituba, em direção ao Terminal Alto Maracanã, ainda em Colombo, e ao Terminal do Cabral, em Curitiba, às 5 horas. Ao todo, são 13 as linhas em operação de acordo com o convênio firmado entre a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), que construiu o terminal, e a Urbs, órgão da prefeitura da capital que gerencia o sistema integrado. São ônibus alimentadores, linhas tronco e ônibus ligeirinhos que fazem a ligação direta com a capital.

CABRAL – Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, o Guaraituba recebeu cerca de 40% do movimento do Alto Maracanã, onde também neste sábado entrou em operação uma ala inteiramente ampliada. Forte Netto anunciou, ao mesmo tempo, que o governo do Estado vai investir R$ 6 milhões na reconstrução do Terminal do Cabral, que é do município de Curitiba, “de modo a melhorar cada vez mais o sistema integrado em benefício da população”.

O governador Roberto Requião disse que o novo terminal faz parte de uma série de investimentos do Governo do Estado em Colombo, como a modernização da Vila Zumbi dos Palmares, a duplicação da Rodovia da Uva, a duplicação e a revitalização da Estrada da Ribeira, o Parque Linear do Palmital, e o Parque da Pedreira. ‘A preocupação do Estado do Paraná com Colombo vai continuar existindo. O interesse é que todos se unam para que Colombo possa progredir e que o Estado investir com tranqüilidade”, acrescentou.

O prefeito de Colombo, J. Camargo, revelou que o compromisso do Governo do Estado com o município de Colombo está sendo cumprido mais uma vez, agora com a inauguração do Terminal Metropolitano do Guaraituba. E disse que o próximo passo é fazer entrar em operação do Terminal de Roça Grande, construído pelo Governo do Estado, mas que ainda não está integrado ao sistema. “Vamos contar com a pareceria do Governo para levar mais um atendimento àquela região do município”, adiantou.

CAPACIDADE - O Guaraituba tem capacidade inicial para atender mais de 40 mil passageiros por dia Tem 2.637 m² de área coberta e ocupa um terreno de 8.718 m².Tem 17 plataformas para ônibus, além de uma área de 257 m² para comércio e serviços. A obra, construída pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu), dentro do Programa de Integração de Transportes (PIT), custou R$ 2,6 milhões, com investimentos diretos do Governo do Estado e financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Participaram o ato de inauguração, além do governador Roberto Requião, do secretário Forte Netto e do prefeito de Colombo, J. Camargo, os prefeitos de Quatro Barras, Roberto Adamoski, de São José dos Pinhais, Leopoldo Meyer, de Londrina, Nedson Micheleti, e de Fazenda Rio Grande, Antônio Wandscheer, que preside a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). E ainda os deputados federais Rodrigo Rocha Loures, Ratinho Junior e André Vargas, e os estaduais Beti Pavin e Edson Luiz Strapasson, o coordenador da Comec, Alcidino Bittencourt Pereira, e a diretora presidente da Comec, Maria Letízia Fiala, bem como técnicos operacionais da Comec e da Urbs.

OPINIÕES – Para a diarista Idalina Silva acabou o sufoco de acordar muito cedo e fazer baldeações para chegar a Curitiba. “Agora pego o ônibus aqui mesmo no Guaraituba e vou direto para o trabalho, sem passar pelo Alto Maracanã. O terminal é o melhor que podia ter acontecido para o bairro”, disse.
E o estudante Rafael Lourenço, 18 anos, que fez uma viagem direta entre o Guaraituba e o Terminal do Cabral logo no início da manhã, garantiu que tudo ficou fácil e tranqüilo. “Não de perde mais tempo”, assinalou.

Terminal Guaraituba: desde 29/11:

ALIMENTADORES
Vila Maria do Rosário
Porteira
Paloma
Monte Castelo
Roseira
Ribeira/Francisco Coradin
Bocaiúva do Sul
Paloma/Belo Rincão
Guaraituba
Colônia Faria
TRONCAIS PARA CURITIBA
Curitiba/Guaraituba/via Maracanã
Guaraituba/Cabral/via Maracanã
LIGEIRINHO
Guaraituba/Cabral (NÃO PASSA PELO MARACANÃ)

TOTAL: 13 linhas / 17 plataformas de embarque e desembarque.

Endereço: Estrada da Ribeira (BR-476) esquina com a Rua Cascavel, bairro Guaraituba.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado