Empresa

Universitários do Paraná já podem se inscrever no Desafio Sebrae 2008
05-03-2008 17:36

O maior jogo virtual de empreendedorismo do mundo desperta no universitário seu espírito empreendedor

Os universitários do Paraná que desejam participar do Desafio Sebrae 2008 poderão inscrever suas equipes já a partir da próxima segunda-feira, dia 10. Considerado o maior jogo virtual de empreendedorismo do mundo, o Desafio Sebrae, que está em sua 9ª edição, com abrangência em todo o Brasil, traz para este ano a tarefa de administrar uma empresa de calçados femininos.

Maria Ozélia de Souza, consultora do Sebrae no Paraná e coordenadora estadual do Desafio Sebrae, explica que a escolha do tema é sempre feita pelo Sebrae Nacional, ligando tendências de mercado e a atuação da entidade em todas as unidades da Federação.

"Outro objetivo é de despertar cada vez mais o espírito empreendedor também entre as universitárias. Dados nacionais mostram um número muito pequeno de inscrições do público feminino. No Paraná, já temos conseguido reverter esse quadro. Na edição do ano passado, que teve como tema uma empresa de cosméticos, o aumento de inscrições entre as mulheres foi de 22%, um número bem representativo para o Estado", avalia a coordenadora.

As inscrições para o Desafio Sebrae 2008 vão de 10 de março até 30 de abril, em todo o Brasil, e devem ser feitas pelo site www.desafio.sebrae.com.br. Para participar, os estudantes devem formar equipes de três a cinco integrantes. Podem jogar universitários regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES) reconhecidas pelo Ministério da Educação.

A taxa de inscrição é de R$ 30. Cada equipe inscrita receberá um kit contendo um CD e um manual. O jogo é composto por cinco fases, sendo as três primeiras jogadas via internet e as duas últimas presenciais. O prêmio máximo, uma viagem de dez dias para um país europeu, será conquistado pela equipe que melhor souber administrar a empresa virtual.

O Desafio Sebrae leva aos universitários a oportunidade de conhecerem na prática a vivência do dia a dia empresarial. Os alunos enfrentam condições corriqueiras na vida de um empresário, como a tomada de decisões, os investimentos em matéria-prima e infra-estrutura, a contratação de mão de obra especializada, a formulação dos preços de custo e venda dos produtos, além das variantes que o mercado oferece no dia a dia empresarial.

Ações Regionais

No Paraná, Estado que surpreendeu quanto ao número de inscritos no ano passado, ficando atrás apenas de São Paulo, a movimentação já é grande. O Sebrae no Paraná está preparando diversas ações de mobilização junto às universidades de todo o Estado. A meta é superar as 7.776 inscrições de 2007 e chegar a mais de 8.200 alunos inscritos neste ano.

A idéia é promover uma maior sensibilização direcionada não apenas aos alunos, mas também aos professores universitários, para que conheçam o Desafio Sebrae e possam utilizá-lo também em suas aulas, como exemplo de ferramenta de gestão empresarial. De um modo geral, as ações envolvem visitas às instituições de ensino superior para apresentação do jogo virtual, blitze de mobilização para que os alunos realizem as inscrições e palestras de sensibilização.

Na Regional Norte do Sebrae, em Londrina, já está agendado para esta quinta-feira, dia 6, um café da manhã com professores, coordenadores e diretores de universidades da região, para apresentação do Desafio Sebrae. Em Curitiba, o café da manhã de apresentação aos representantes das instituições de ensino será nesta sexta-feira, dia 7, o que também deve acontecer nas Regionais Noroeste, em Maringá, e Oeste, em Cascavel, mas ainda com datas a definir. Em Pato Branco, onde fica a Regional Sudoeste do Sebrae, as ações de apresentação do Desafio serão realizadas ponto-a-ponto nas próprias universidades.

Campanha institucional

Outra novidade para essa edição, de acordo com Maria Ozélia, é a própria campanha institucional do jogo. O mote da campanha é o "Le Parkour", que traz em sua essência um conceito considerado como sendo mais que uma filosofia esportiva. O "Le Parkour" é uma atividade na qual o praticante é levado a superar todos os obstáculos que estiverem em seu caminho, que podem ser quaisquer objetos no ambiente ao redor: desde ramos de árvores e pedras até grades e paredes de concreto.

"A campanha remete para o dia a dia do universitário e que o fato dele enfrentar os desafios profissionais pode fazer toda a diferença. Os obstáculos estão aí para serem superados. É esse espírito empreendedor que o Desafio Sebrae traz. O jogo é uma preparação para a superação de obstáculos num mercado cada vez mais competitivo. Quem enxerga essas barreiras e busca ir além está mais apto a vencer."

Agência Sebrae de Notícias no Paraná
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado