Empresa

Vagas para trabalho temporário vão aumentar 30% em Curitiba
29-10-2007 19:23

O número de ofertas de vagas para trabalho temporário em Curitiba, oferecidas pelo Sistema Público de Emprego do Paraná, deve alcançar um aumento de 30% entre os meses de outubro e dezembro de 2007. A estimativa é feita pela Agência do Trabalhador de Curitiba.

Segundo dados da Agência, neste período são ofertados entre 900 e 1.000 vagas temporárias por mês, a maioria delas para o comércio. Os registros mostram que, geralmente, as empresas cadastradas exigem que os trabalhadores possuam 2° grau completo, flexibilizando o requisito de experiência na área.

Para o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, esta forma de contratação pode representar para o trabalhador a possibilidade de se tornar efetivo na empresa, com contrato de trabalho por tempo indeterminado.

“É interessante que as pessoas não pensem apenas como um trabalho temporário, mas como uma oportunidade para uma futura contratação. Se o trabalho desenvolvido for satisfatório, há uma grande chance do trabalhador temporário ser contratando definitivamente”, afirma o secretário. “Além disso, o trabalho temporário é também uma oportunidade do primeiro emprego, já que grande parte das vagas temporárias não exigem experiência”, completa Nelson Garcia.

Além do comércio, a Agência do Trabalhador de Curitiba oferece um grande número de vagas temporárias para outros setores como: auxiliar na linha de produção, embalador à mão, garçom, operador de telemarketing ativo e receptivo, promotor de vendas, repositor de supermercados, repositor de mercadorias, auxiliar de estoque, ajudante de carga e descarga de mercadoria, ajudante de motorista e na área da construção civil.

Para se candidatar às vagas, os trabalhadores devem fazer o cadastro nas Agências do Trabalhador ou postos de atendimento. O cadastro ficará atualizado no sistema para concorrer também às vagas por tempo indeterminado.

TRABALHADOR TEMPORÁRIO – O contrato do trabalhador temporário tem duração máxima de três meses, e após esse período pode ser prorrogado por mais três. O trabalhador temporário tem direito ao 13º salário proporcional, ao saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a férias proporcionais, à remuneração equivalente à recebida pelos empregados de mesma categoria da empresa e à jornada de oito horas.

SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO – O Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda é o conjunto de programas direcionados para o trabalho. Dentro dessa política pública está a intermediação de mão-de-obra entre trabalhadores interessados em uma vaga de trabalho e os empresários que oferecem empregos, além da habilitação do Seguro-Desemprego, a qualificação profissional, o incentivo a empreendimentos solidários e a elaboração de banco com informações de todos os usuários do Sistema. Os serviços oferecidos pelo Sistema Público de Emprego são gratuitos aos trabalhadores e empresários, através da parceria entre os governos federal, estadual e municipal.

No Paraná, o Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda chega ao cidadão através das Agências do Trabalhador. Ao todo, 245 Agências estão instaladas em municípios de todas as regiões do estado.

AEN
Foto:José Gomercindo
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado