Entretenimento

Colônia Marcelino prepara a 49ª Festa do Trigo
05-01-2015 20:01

Acontece no próximo dia 25 de janeiro uma das mais tradicionais festividades do município e que costuma reunir milhares de pessoas. É a 49ª edição da Festa do Trigo na Igreja Ucraniana Santíssima Trindade de Colônia Marcelino e que conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais.

Um dos principais objetivos dos festejos é propagar a cultura ucraniana e arrecadar fundos para o término das obras da nova igreja, uma das mais belas arquiteturas da região, além de recepcionar os convidados oferecendo pratos típicos ucranianos, como o kutiá e o perohê, e comida brasileira como churrasco, risoto, maionese, doces, bolos e salgadinhos com bebida gelada. Durante o dia, haverá também a apresentação cultural e um grande show de prêmios.

PROGRAMAÇÃO
O dia festivo na Colônia Marcelino começará com a Santa Missa de Rito Ucraniano católico às 10h e às 12h será servido o almoço com churrasco grelhado, costela, saladas e bebidas, não faltando a tradicional gastronomia ucraniana. Às 16h30, uma grande apresentação com o Grupo Ucraniano Soloveiko deverá prender a atenção do público divulgando a beleza e a tradição da Ucrânia no palco do Salão Paroquial e, às 17h, o grande show de prêmios oferecendo R$ 5 mil em dinheiro além de mais 15 valiosos prêmios doados e adquiridos pela comunidade local.

GASTRONOMIA
Além dos tradicionais pratos festivos, como risoto, maionese, e churrasco, a festa conta com uma variedade de comidas típicas ucranianas como o perohê cozido ou assado e o holuptzi, além do kutiá, uma sobremesa a base de trigo. A expectativa dos organizadores é cerca de 30 mil perohês com molho de carne ou nata durante os festejos. A organização da festa orienta que, para maior comodidade, os visitantes levem seus pratos e talheres.

Segundo a organização do evento, manter os costumes, danças e idioma do povo ucraniano, é uma maneira de promover e garantir a continuidade da cultura de seus descendentes, passando de geração para geração. A festa já conta com quase meio século de existência em São José dos Pinhais e sempre com a participação de um grande público.

COMO CHEGAR
A Colônia Marcelino está localizada no final da Rua Domingos Benevenuto Moletta, que pode ser acessada pela BR-376 na entrada para a fábrica da Volkswagen, ou pelo centro da cidade seguindo pela Avenida Rui Barbosa sentido Cachoeira: Por Mandirituba: BR-116 Km 130 (entrada posto Taborda).

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado