Jurídica

Brasil aguarda repatriação de R$ 800 mi bloqueados na Suíça
01-06-2016 16:15

As autoridades brasileiras aguardam a repatriação de 800 milhões de dólares que estão bloqueados na Suíça, a pedido de investigadores da Força-tarefa da Lava Jato. Em dois anos de operação, quase 546 milhões de reais já foram devolvidos aos cofres públicos. Segundo o Ministério Público Federal, o valor é dez vezes maior do que o acumulado nos últimos anos.

Antes da deflagração da Lava Jato, o Brasil havia recuperado apenas 45 milhões de reais em recursos que foram desviados para o exterior. As contas, de acordo com o MPF, são de operadores, agentes públicos, políticos e funcionários da Petrobras. Por enquanto, o dinheiro que pertence a empreiteiras ainda não faz parte desse volume de recursos.

O procurador da República, Paulo Roberto Galvão, explica que isso acontece porque as empresas costumam ter negócios no exterior e tem sido mais difícil identificar qual a quantia que corresponde a movimentação de propina.

De acordo com o procurador Paulo Roberto Galvão, os dados que chegam de outros países permitem que haja um aprofundamento dos processos já instaurados e ainda há a possibilidade de identificação de novas frentes de investigação.

A Suíça está entre os principais países que vêm colaborando para identificar indícios de lavagem de dinheiro envolvendo a Petrobras. Pelo menos 340 relações bancárias suspeitas relacionadas à estatal já foram encontradas pela Procuradoria-Geral do país. A ferramenta, segundo o MPF, ajuda na identificação de contas no exterior utilizadas por investigados para movimentar dinheiro de propina de contratos federais, em especial da estatal.

A Força-tarefa da Lava Jato já apresentou 108 pedidos de cooperação internacional. Pelo menos 30 países já participam dessa troca de informações.

Fonte: BandNews Curitiba
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado