Meio Ambiente

Calor faz Sanepar produzir mais água em todo o Estado
11-03-2009 17:46

As altas temperaturas registradas nos primeiros dias março levaram a Sanepar a aumentar a produção de água tratada em todas as regiões do Estado. Nos principais pólos regionais atendidos pela empresa, a demanda pelo insumo teve um crescimento entre 8% e 10%, mas foram registrados picos de consumo diário até 20% em algumas cidades devido as condições climáticas da localidade.

Diante dos levantamentos feitos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que apontam índices de chuva no trimestre que vem menores do que os níveis médios para esta época do ano, a Sanepar está dimensionando seus principais sistemas de abastecimento de água para enfrentar os períodos de estiagem sem problemas. Mesmo assim, a empresa reforça a idéia de que o consumo de água deve ser consciente, evitando-se os desperdícios como limpar calçadas com jatos d’água, banhos demorados e lavagens de automóveis. “A água é um recurso precioso, não é infinita como muita gente pensa. É preciso saber usá-la”, explica Paulo Raffo, gerente de Produção da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana.

Pico de consumo - Pato Branco foi a cidade que registrou o maior pico de demanda do Paraná. No dia 6 de março, os termômetros marcaram 33oC e o consumo normal saltou de 11 milhões de litros diários para 13 milhões, com um crescimento de quase 20%. A marca chegou bem próxima à capacidade de produção do sistema local, que é de 13,5 milhões de litros por dia.

Desde o início de março, Pato Branco vem sofrendo com as temperaturas altas, refletindo diretamente no consumo de água tratada. No período, o consumo médio diário cresceu 10%, com a produção da Sanepar indo dos 11 milhões de litros para 12,2 milhões. “Temos que levar em consideração que o forte calor da semana passada foi atípico, pois em 2008 esse período teve temperaturas mais amenas. Contudo, mesmo a produção tendo chegado ao máximo, não houve falta de água em nenhuma região da cidade”, destacou o coordenador industrial da Sanepar de Pato Branco, Nilvo Pereira.

Na mesma região, o sistema de Francisco Beltrão, onde a capacidade total de produção diária chega a 14,5 milhões de litros de água, teve pico de consumo no sábado passado, dia 7, quando a população consumiu cerca de 11,2 milhões de litros. Esse número corresponde a mais de 10% acima da média normal de produção da estação de tratamento de água, que em dias normais é de 10 milhões de litros.

Norte - Já para suportar o forte calor nos primeiros dias de março, os londrinenses consumiram 98 milhões de litros de água a mais do que o planejado para o período. A média diária de produção foi de 161 milhões de litros, 8,2% além do previsto.

O sistema de abastecimento conta com os mananciais Tibagi e Cafezal e 28 poços artesianos. Para atender ao aumento da demanda, o sistema passou a operar durante 24 horas por dia, três horas a mais do que em dias de consumo normal. Segundo o gerente geral da Região Metropolitana de Londrina, Sérgio Bahls, a Sanepar tem plena condição de atender a esse aumento de consumo e já está fazendo investimentos para ampliar a capacidade de abastecimento.

Até o final de 2009, devem entrar em operação os dois poços do Sistema Guarani, que vão reforçar o sistema em 10%. Os poços vão atender a região Norte da cidade, que hoje recebe água do sistema Tibagi.

Sudoeste - Foz do Iguaçu, uma das cidades mais quentes do Estado, registrou aumento de 9% no consumo de água desde o início da estação de verão. Nos meses de dezembro de 2008 e janeiro e fevereiro desse ano, a produção média de água da Sanepar foi de 65,3 milhões de litros por dia e a temperatura média deste período foi de 27 ºC.

Neste verão, o dia de maior consumo em Foz foi em 24 de dezembro, quando a temperatura máxima registrada foi de 34 ºC. Naquele dia, a Sanepar produziu 70 milhões de litros, o que equivale a 3 milhões e 500 mil galões de água de 20 litros. Já na primavera, o dia de maior consumo foi 11 de setembro, quando a empresa produziu 64 milhões de litros. Neste dia, a temperatura máxima registrada foi de 29 ºC.

A capacidade máxima de produção do sistema de Foz é de 86,6 milhões de litros por dia e a captação é feita no Lago de Itaipu, responsável por 70% da distribuição de água, e no rio Tamanduá, onde a Sanepar capta os outros 30%.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado