Meio Ambiente

Dia Mundial da Água tem atividades em todos os municípios paranaenses
20-03-2009 18:17

O Dia Mundial da Água, no próximo domingo (22), já está sendo comemorado em todos os 399 municípios paranaenses. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos iniciou na quinta-feira (19) uma agenda integrada de atividades, que prossegue até o próximo dia 25. “O objetivo é aproveitar a data e sensibilizar a população para, em mutirão, recuperar a vegetação das margens dos rios e melhorar a qualidade e a quantidade da água no Paraná. Cada vez mais as pessoas devem saber que para se ter qualidade de vida é preciso cuidar do meio ambiente”, diz o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

Durante estes dias, técnicos estão indo às escolas municipais e estaduais e promovendo palestras e atividades relacionadas ao uso racional dos recursos hídricos. No cronograma de atividades estão palestras, exposições, feiras de serviços e apresentações de peças teatrais.

O ponta-pé inicial das atividades ocorreu na quarta-feira (18), no município de Ângulo (Norte do Paraná), onde uma parceria com o Núcleo Regional da Educação reuniu cerca de 200 alunos de escolas públicas municipais e estaduais que plantaram 2 mil mudas nativas às margens do rio Maracaju (afluente do rio Pirapó), para a recuperação da mata ciliar. Os estudantes assistiram a uma palestra sobre a importância do uso racional da água. Outros sete municípios próximos à cidade de Ângulo também já iniciaram suas ações, que incluem o plantio de mais 20 mil mudas de árvores nativas e a soltura de 8 mil peixes nos principais rios da região.

Nesta sexta-feira (20) as ações acontecem nos municípios de Nova Esperança e Atalaia; dia 23 em Floresta; dia 24 em Marialva e o encerramento na região ocorrerá no dia 25 em Paiçandu, sempre a partir das 9h. Os interessados em participar das atividades devem procurar um escritório local do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Emater ou Sanepar.

A região Oeste tem as suas atividades coordenadas pelo escritório regional do IAP de Toledo, que desenvolverá nove atividades em parceria com a Sanepar e as prefeituras da região. Entre as ações, destacam-se o plantio de mudas nativas nas margens de rios, soltura de peixes, limpeza de nascentes, assinaturas de convênios e entrega de planos de controle ambiental a proprietários rurais de micro-bacias. Toda a programação está voltada para a preservação das bacias hidrográficas que atravessam a região: Paraná II, Paraná III e Piquiri.

Em Foz do Iguaçu a Sanepar desenvolve uma campanha de conscientização interna. Os 113 funcionários da Sanepar de Foz participaram do projeto Bosque do Sanepariano. A intenção é que cada funcionário plante nos dias 19 e 20 uma árvore nativa na Estação de Tratamento de Água Vila C, que é responsável pelo abastecimento de 70% do município.

CENTRO-SUL – A regional do IAP de Guarapuava optou pela conscientização de estudantes de escolas públicas nos municípios de Canta Galo, Prudentópolis e Marquinho. A programação inicia na próxima segunda-feira (23) e vai até o dia 27. Os técnicos do IAP aproveitaram a oportunidade para distribuir mais de 9 mil mudas de árvores nativas aos agricultores dos municípios.

Em Irati, diversas atividades estão sendo programadas, a principal é o plantio de 44 mil mudas de árvores nativas no assentamento da Fazenda Nova Itauna, no município de Manuel Ribas. O plantio das espécies será feito pela equipe da Emater, pelo assentados, técnicos do IAP e também pela comunidade local.

NORTE – E as atividades não param por ai. No município de Abatiá, que pertence a regional de Cornélio Procópio, as ações para comemorar o dia do rio começam cedo. No domingo, haverá plantio de mudas nativas no córrego Abatia. Na parte da tarde e da noite, as crianças de uma escola pública do ensino fundamental e médio participarão de palestras sobre a importância da preservação da água.

A maior cidade da região, Londrina, também oferece suas atrações para a data – que serão realizadas em pleno Calçadão, no Centro de Londrina, no dia 25, às 9h – onde os técnicos do IAP levarão uma maquete de um viveiro e apresentarão para os interessados o Programa Mata Ciliar. Depois disto, os mesmos técnicos e pessoas interessadas realizaram o plantio de 1,2 mil mudas nas margens do córrego do Arlindo, afluente do Rio Tibagi e que é fonte de abastecimento de Arapongas.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado