Meio Ambiente

Evento voltado à natureza atrai mais de 2,5 mil pessoas
29-06-2015 19:43

Mesmo numa manhã gelada, típica de inverno, mais de 2,5 mil pessoas fizeram questão de participar, no último domingo (28), da 2ª edição da Caminhada Internacional da Natureza em São José dos Pinhais, realizada na Colônia Marcelino, há 30 km do Centro da Cidade. O evento, organizado pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), teve como objetivo desenvolver o turismo rural, aliado à prática de esportes.

“Desenvolvemos, o ano todo, várias atividades em prol do desenvolvimento da área rural de São José dos Pinhais, principalmente no setor do Turismo. Daí a importância da Caminha da Natureza. Ela hoje tem reconhecimento a nível nacional, sendo apontada como a que tem o maior número de pessoas caminhantes no Brasil. Prova disso é que nessa edição da Caminhada Internacional da Natureza, na Colônia Marcelino, tivemos 2.542 mil inscrições, sendo que 618 foram realizadas no dia”, destaca Giam Celli, secretário da Sictur.

O evento contou com pessoas vindas de várias partes do Município, e também de outras cidades. É o caso de Gislene Pereira Lima: “Eu vim de Curitiba até aqui porque, além de fazer amizades, eu gosto de praticar esportes”, destaca. Para a também curitibana Vera de Oliveira, o sucesso das caminhadas são-joseenses se deve à sua organização. “Faço sempre um esforço de sair de Curitiba e vir para São José dos Pinhais, porque aqui sempre acontecem Caminhadas muito bem organizadas. A Prefeitura está de parabéns!”, declara.

Um dos grandes motivos da grande adesão às Caminhas em São José dos Pinhais está na filosofia de uma vida saudável, por meio da prática de exercícios físicos, que no evento teve o apoio técnico da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer na realização de brincadeiras, dança e orientação de alongamento aos participantes.

“Essas Caminhadas da Natureza são locais onde nós fazemos exercícios físicos, que são recomendados pelos médicos, e onde a gente também aproveita para se divertir”, afirma a participante Leoni Jafkiu Sauter. Outro, é ter a oportunidade de conhecer as belezas da área rural de São José dos Pinhais. “É a melhor coisa participar destas caminhadas. A gente, mesmo sendo de São José dos Pinhais, conhece locais lindos. Nós recomendamos. É tudo de bom”, falou o casal Floriana e José Carlos de Matos.

Sobre a caminhada no Marcelino

A Caminhada Internacional da Natureza, em sua 2ª edição, teve um trajeto de 10 km, onde os participantes puderam apreciar uma das paisagens rurais mais exuberantes de São José dos Pinhais. A Colônia Marcelino se desenvolveu graças à sua instalação no início do século XX, composta por imigrantes poloneses e ucranianos. O plantio da camomila é um dos maiores produtos econômicos da região.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado