Meio Ambiente

Governo cobra da Tetra Pak recolhimento de embalagens longa vida
04-03-2009 14:05

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, esteve reunido na noite desta terça-feira (3) com representantes da multinacional Tetra Pak e 22 prefeitos dos municipios incluídos no Programa “Paraná e Tetra Pak em Ação - Longa Vida para o Meio Ambiente”. O objetivo do encontro foi cobrar da multinacional agilidade na conclusão das visitas técnicas - que deveriam ter sido concluídas em todos os municipios no ano de 2008.

Através das visitas a empresa geradora de resíduos auxilia os municípios no recolhimento das embalagens e dá suporte para destinação ecologicamente correta das embalagens longa vida. Entretanto, passados sete meses do prazo acordado, somente 18 cidades foram visitadas e ainda sem a adoção de medidas para a correta destinação de todo o volume de embalagens produzidos pela Tetra Pak.

O secretário Rasca Rodrigues conta que a parceria surgiu do interesse entre as partes em garantir mais agilidade no escoamento das embalagens longa vida, contudo, muitas ações planejadas não foram cumpridas. “Realizamos um plano de ações, com dez objetivos, que seriam as metas da Tetra Pak. Tivemos muitos resultados positivos com a parceria, embora não haja satisfação total”, disse.

O programa foi elaborado em conjunto pela Secretaria, por meio da coordenadoria de resíduos sólidos do Programa Desperdício Zero, e pela equipe da empresa Tetra Pak. “A parceria visa acima de tudo retirar as embalagens do meio ambiente. Aliado a isso, incluímos a promoção de ações voltadas à educação ambiental, incentivo às cooperativas para aumentar o recolhimento e o incentivo a iniciativas regionais de comercialização das embalagens”, destaca o secretário Rasca. Outra proposta do Programa é o estímulo à instalação de novas empresas recicladoras com agregação de valor ao produto.

Para o coordenador de resíduos sólidos, Laerty Dudas, a cobrança é legítima, pois muitos municípios acabam gastando dinheiro público para resolver passivos ambientais da empresa. “Queremos que a Tetra Pak cumpra seus deveres, que foram assumidos com a secretaria e as prefeituras. A responsabilidade é inteiramente deles, por isso não achamos justo que prefeituras gastem dinheiro público para resolver problemas da multinacional”, ponderou.

HISTÓRICO – Em 2007 a Secretaria do Meio Ambiente e a Tetra Pak apresentaram o Programa “Paraná e Tetra Pak em Ação - Longa Vida para o Meio Ambiente” – elaborado em parceria, por meio da equipe do Programa Desperdício Zero, e pela equipe da Tetra Pak.

A proposta incluía um cronograma para que as ações fossem implantadas gradualmente em 22 cidades – escolhidas de acordo com a concentração populacional. São elas: Paranaguá, Curitiba, Rio Negro, Ponta Grossa, União da Vitória, Irati, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Ivaiporã, Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Telêmaco Borba. Nestas localidades estão concentradas 90% da população paranaense.

Em setembro de 2008, o Programa foi um dos dois projetos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos que recebeu o Prêmio Expressão de Ecologia 2008, um dos mais importantes na área ambiental da região Sul do País.

O trabalho foi premiado por alguns resultados positivos apresentados como, por exemplo, o aumento do número de entidades voltadas à coleta seletiva das embalagens longa vida, que havia passado de 55 para 155 - e a ampliação em 8% do volume de embalagens encaminhadas para reciclagem – ultrapassando mil toneladas nos meses de junho, julho e agosto de 2008.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado