Meio Ambiente

Paranaenses plantaram 60 mil mudas de árvores nativas durante a Semana da Água
30-03-2009 18:51

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos coordenou o plantio de 60 mil mudas de árvores nativas nas margens dos principais rios do Paraná, durante a Semana da Água – de 22 a 29 de março. A programação teve também a soltura de peixes nos rios, gincanas ecológicas, palestras em escolas públicas e encontros para debater temas polêmicos, como a recomposição da reserva legal e o cumprimento da legislação ambiental, num total de mais de 100 atividades que envolveram prefeituras municipais, Suderhsa, Instituto Ambiental do Paraná, Sanepar, Copel, Secretaria de Educação e Secretaria de Agricultura.

Na região Norte houve atividades comemorativas nos municípios de Ângulo, Iguaraçu, Nova Esperança, Atalaia, Maringá, Floresta, Marialva e Paiçandu, em parceria com os escritórios regionais da Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Sanepar, a Emater e o Núcleo Regional de Educação de Maringá. O resultado foi o plantio de 50 mil mudas de árvores nativas, a soltura de 18 mil peixes nativos e a realização de 30 palestras em escolas públicas e privadas, para cerca de 1,5 mil estudantes.

Para Umberto Crispim, chefe-regional da Secretaria do Meio Ambiente de Maringá, a participação popular surpreendeu os organizadores. “Foi marcante o envolvimento de todos. Alunos, professores e os próprios técnicos municipais participaram de todas as ações com o objetivo de melhorar a qualidade e a quantidade da água das bacias dos rios Piropó e do Ivaí”, explicou.

Em Londrina, técnicos do IAP e da Sanepar realizaram na quarta-feira (25) uma atividade no Calçadão, com uma réplica do viveiro do programa Mata Ciliar e orientações sobre como participar. Os técnicos plantaram 1,2 mil mudas nas margens do córrego do Arlindo, afluente do rio Tibagi.

Em Curitiba foi realizada oficialmente a abertura da “Semana da Água”, domingo (22), no Largo da Ordem. Foram distribuídos folhetos sobre o uso responsável da água. Em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o 1º Encontro sobre Água e Sustentabilidade da Área de Proteção Ambiental do Iraí foi adiantado devido à data comemorativa. O evento seria realizado apenas no mês de abril, mas foi antecipado para o dia 25, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia.

“Encerramos as atividades da Semana da Água, em Curitiba com o Encontro de Grupos Gestores de Bacias Hidrográficas, que tem como objetivo o fortalecimento da gestão de saneamento ambiental nas bacias hidrográficas do Estado”, destacou a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa.

No Litoral, o município de Pontal do Paraná promoveu uma benção da água com a participação de 1,5 mil fiéis. A benção dos copos de água foi realizada na Festa da Padroeira de Pontal, no balneário de Praia de Leste, no sábado (21).

CENTRO-SUL – As regionais do IAP de Guarapuava, União da Vitória e Irati optaram pela conscientização de estudantes de escolas públicas. Foram realizadas palestras em 21 municípios da região, atingindo cerca de 4,5 mil alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública. Os municípios de Candói, Goioxim, Pinhão e Porto Barreiro aliaram a temática do Dia Mundial da Água a atividades culturais, realizando concursos de redação e poesia sobre o tema.

As comemorações no dia 22 de março como Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas há 17 anos. A meta é dar visibilidade e sensibilizar as pessoas sobre a emergência da preservação e recuperação dos recursos hídricos.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado