Outras

Não dou Tchau a ninguém
09-03-2015 17:18

Com o celular na mão, quando o carro parou em um semáforo do lado de um hospital, avistei aquele senhor.

Perguntei-lhe: - Posso tirar uma foto? Como é seu nome? O senhor pode me dar um tchau?

Ele respondeu: – Pode tirar sim, meu nome é José, mas Tchau eu não dou pra ninguém, Tchau eu não dou!

Vim para casa com sua fisionomia na mente, a muito que em família comentamos sobre o grande aumento de pessoas moradoras de ruas. Alguns ficam nas calçadas, em praças e ruas, se drogando e bebendo na presença de todos. Não se escondem mais, o que antes era feito escondido, agora ficou livre, para todos presenciarem.

Será que não é um jeito de gritarem, para a sociedade. – Olha! Eu estou aqui abandonado, precisando de ajuda e ninguém me vê! Será que o fato de o senhor José não querer dar Tchau, é porque significa Adeus, e essa palavra, lembra e quer dizer despedida, ir embora, separar-se, e a vida já fez muito isso com ele, ao ponto o colocá-lo, na rua?

De tudo, a única certeza que tenho é que se o Sr. José caísse doente ali, nunca seria recebido naquele hospital, ficaria ali, morreria ali, e só depois de muito tempo é que seria visto.

Nós, igreja, estamos ficando frios e indiferentes ao sofrimento dos excluídos, estamos nos acostumando a passar do lado e só, querer dar Tchau. Não é de Tchau que eles precisam, é de serem vistos como nossos irmãos, eles são filhos de Deus como nós, quer “GOSTEMOS, QUEREMOS OU NÃO”!

Nós, com certeza, teremos que ter muita ajuda para poder mudar essa realidade, ela precisa do nosso “AGIR E SERVIR”, podemos começar cobrando atitudes e projetos dos nossos políticos e sociedade, seja por carta, telefone, ou e-mail.

“Os pobres e excluídos tem rosto, tem uma corporeidade, trajetória de vida e esperança” (Campanha da Fraternidade, 2015).
Que São José, acolha e olhe pelo Senhor José, e outros tantos, que com seus olhares tristes e seus corações abandonados, encontrem uma família, ou instituição, que os acolha, lhes tirem da exclusão, para viverem com mais “QUALIDADE DE VIDA E DIGNIDADE”, os seus restantes anos e que possam receber com nossa “Futura Atitude, Nossas Orações”.

Uma Igreja que cuida a Criação

"Nós somos guardiões da Criação, do projeto de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do meio ambiente. A pessoa humana está em perigo: eis aqui a urgência da ecologia humana!".
(Papa Francisco)


Texto de Maria Auxiliadora, integrante da Pastoral da Comunicação da Igreja São Cristóvão (Pascom).
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado