Política

Deputados votam por não feriado em 19/12
17-12-2014 18:15

Os deputados do Paraná votam as últimas pautas da Assembleia Legislativa (Alep) essa semana para poder adiantar suas férias, que durarão dois meses. No entanto, acreditam que os trabalhadores não merecem folgar na próxima sexta-feira (19), dia da Emancipação Política do Estado. Por 37 votos a favor e apenas cinco contra, os representantes eleitos pela população decidiram que não haverá feriado. A aprovação deve ser ainda sancionada pelo governador Beto Richa, o que deve ocorrer até amanhã (18).

O feriado está previsto em lei de 1962, mas nunca foi cumprido pela iniciativa privada. A paralisação, prevista e reivindicada por sindicatos de várias categorias para este ano, vinha causando polêmica, já que o Ministério do Trabalho também defendia o feriado, enquanto o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) apresentava julgamentos distintos para classes diferentes de trabalhadores.

Para acabar com a discussão, os deputados – atendendo a pedidos do empresariado da indústria (Fiep) e do comércio (ACP) – votaram pela revogação da data, determinando que apenas os funcionários públicos possam folgar nesta sexta. O ponto facultativo fica a cargo das Prefeituras e Governo do Estado.

A autoria do projeto é do presidente da Alep, Valdir Rossoni (PSDB). “A possibilidade de um feriado não programado às vésperas das festas de fim de ano pode gerar impacto econômico e social porque esta é uma época de demanda das atividades industriais e comerciais”, tentou justificar Rossoni, que confirmou ter sido procurado pelo empresariado, levando em consideração seu pedido.

O líder do governo na Casa, Ademar Traiano (PSDB), compartilha da mesma ideia, assim como os outros 35 deputados que votaram pelo não feriado. O projeto entrou no regime de Comissão Geral, o famoso 'tratoraço', que permite votação relâmpago para o texto – apresentado na segunda (16) e já votado na terça (17). Assim, enquanto os deputados saem em seus jatinhos e iniciam sua temporada de férias por 60 dias, esta sexta-feira (19) será mais um dia normal de trabalho para os assalariados do Paraná.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado