Política

Encontro debate política para mulheres encarceradas
29-06-2016 17:16

A formulação de estratégias para a implantação e implementação da política estadual para mulheres encarceradas e egressas do sistema prisional foi tema da reunião no Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen), nesta terça-feira (28), em Curitiba.

O tema foi debatido por representantes do Poder Executivo, Judiciário e sociedade civil. "É preciso mudar o enfoque que, historicamente, sempre foi voltado para a população masculina. Precisamos avançar e o caminho é uma política única, direcionada e bem trabalhada para que a população feminina encarcerada diminua consideravelmente e traga um outro horizonte para a execução penal", afirmou o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura.

A presidente da comissão estadual designada para tratar da questão, Renata Torres, explicou que a intenção é discutir a política de maneira multidisciplinar e interinstitucional. "Trabalhar de forma alinhada, em conjunto com outras secretarias e instituições para que a política possa, de fato, ser efetivada em sua plenitude", disse ela.

PRIORITÁRIA - O aumento considerável de mulheres encarceradas nos últimos anos, em todo o País, coloca o tema como uma pauta prioritária nas políticas, de acordo com a diretora da Penitenciária Feminina do Paraná, Rita de Cássia Costa Naumann.

Durante o encontro, ela apresentou aos participantes o histórico da comissão, composta por servidores do Depen e que trabalham para a consolidação dessas políticas, além do contexto da mulher encarcerada no Brasil e no Paraná. "É preciso discutir a invisibilidade social que vivem essas mulheres. Hoje 90% sofre abandono durante o encarceramento”, apontou.

EQUIPES DE TRABALHO – Com a participação de membros externos, os encontros para a formulação da política estadual serão divididos em eixos temáticos. Cada instituição ou órgão poderá se inscrever para participar e contribuir em suas áreas de interesse. A intenção é que os trabalhos de formulação sejam finalizados e apresentados ainda este ano.

Fonte: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado