Política

Vereadores de SJP aprovam uso do amianto por mais três anos
22-06-2016 15:55

Contrariando recomendação do Ministério Público do Trabalho (MPT), na contramão do que discute a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e ignorando todos os malefícios provocados pelo amianto, fibra comprovadamente cancerígena, os vereadores de São José dos Pinhais aprovaram nesta terça-feira (21) a prorrogação do prazo para que empresas do Município parem de utilizar a fibra. O projeto prevê mais três anos para adequação à lei municipal, que exigia a substituição do amianto até o final deste ano.

A votação, polêmica e às pressas, teve a aprovação de todos os vereadores e movimentou a Câmara nas últimas semanas, onde trabalhadores, representantes do Sindicato dos Metalúrgicos e MPT defenderam suas convicções. A ameaça da empresa por demissões em massa foi a principal justificativa dos edis para votarem a favor da prorrogação do prazo, que legalmente acabaria em dezembro de 2016 e agora se estende até março de 2019.

Os malefícios do produto, no entanto, não entraram em discussão na pauta. Isso porque o MPT foi impedido – pelo presidente da Casa, Silvio Monteiro – de discursar na Tribuna. Barrada, a procuradora do órgão, Margaret de Carvalho, prometeu processar criminalmente os vereadores que votassem a favor do amianto. “Parecia que estávamos cometendo algum crime aos olhos do MPT e de sindicatos ao ficarmos ao lado do empresário e de seus funcionários. No entanto, o que interessa para nós, vereadores, é o compromisso com o emprego do trabalhador são-joseense”, discursou Silvio Monteiro, sem mencionar os perigos do amianto.

PERIGO
Usada nas indústrias de fibrocimento, têxtil e construção civil, a fibra é proibida em diversos países e em toda União Europeia. No Brasil, sua utilização não é permitida em 30 Municípios e seis estados. No Paraná, a Alep discute a proibição imediata do uso do amianto pelas três únicas empresas que ainda o utilizam. Elas estão sediadas em Curitiba, Colombo e São José dos Pinhais.

A proibição mundial se deve aos malefícios do amianto, cientificamente comprovados. O pó inalado durante sua utilização pode causar sérias doenças pulmonares e câncer. Seus efeitos podem aparecer de 10 até 30 anos após o contato e atingir trabalhadores em contato direto com o produto, moradores próximos das indústrias e usuários de materiais fabricados com a fibra, como telhas e caixas-d’água.

A empresa Multilit, única na Cidade a utilizar o amianto, foi procurada pela reportagem do Guiasjp para comentar o assunto mas não se manifestou.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado