Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 5 de junho
22-05-2015 19:50

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou nesta sexta-feira (22) a prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe até o dia 5 de junho. Até esta sexta, mais de 1,7 milhão de pessoas foram imunizadas, o que representa 65% do total da meta estabelecida, que é a de vacinar 80% do grupo prioritário. Este grupo tem direito a vacina gratuita, pelo governo.

Rio Grande do Sul, Paraná e Amapá são os estados que mais vacinaram até o momento com índices acima de 60%. A média nacional é de 46%.

Dentre os grupos que têm direito à vacina gratuita, o das gestantes é o que tem menor número de doses aplicadas. São 59 mil doses até agora, o que representa 51% das grávidas vacinadas. Em seguida estão os trabalhadores da saúde, com 116 mil doses aplicadas (49,07%); as crianças de seis meses a menores de cinco anos, com 376 mil vacinas aplicadas (54,71%); 869 mil idosos (73,41%); o grupo de puérperas atingiu 15 mil doses aplicadas (79,53%) e 11 mil indígenas foram vacinados (78,74%).

“A vacina contra a gripe continuará disponível em todas as unidades de saúde do Paraná até o dia 5 de junho, mas é importante que todos aqueles que têm direito à imunização procurem se vacinar o quanto antes, porque a proteção só é garantida depois de 15 dias da aplicação”, explica o coordenador estadual de Imunização da Secretaria da Saúde, João Luiz Crivellaro.

NÚMEROS – Em 2014, o Paraná registrou 227 casos graves de gripe e 16 pessoas morreram em decorrência da doença. A transmissão ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

A recomendação para evitar a contaminação é que as pessoas tomem cuidados simples como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

SINTOMAS - Os sintomas da gripe são febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. Caso a pessoa apresente esses sintomas, deve procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado