Saúde

Hemepar precisa de sangue para manter estoque no feriado
03-09-2015 18:11

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) alerta os paranaenses sobre a necessidade de ampliar as doações de sangue antes do feriado da próxima semana. É comum aumentarem os acidentes de trânsito em feriados prolongados, o que requer maior estoque de bolsas de sangue para atender os hospitais do Paraná.

“Em vésperas de feriado o número de doações cai de 30% a 40% e precisamos de, em média, 14 mil doadores por mês no Estado”, explica o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach. O Hemepar supre a necessidade de sangue em 384 hospitais do Sistema Único de Saúde paranaense e, para o feriado, precisam acumular bolsas suficientes para todo o período.

As 22 unidades do Hemepar funcionam para coleta até esta sexta-feira (4), das 7h30 às 18h30, e no sábado (5), das 8h às 18h. Os espaços reabrem na terça-feira (8), exceto em Curitiba e Irati onde o feriado é maior e as atividades retornam na quarta-feira (9).

DOAÇÃO
O procedimento da doação é seguro e dura aproximadamente 40 minutos, com o acompanhamento de profissionais qualificados. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres devem aguardar três meses para fazer uma nova doação.

Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas. Quem fizer três doações em um período de 12 meses pode solicitar a emissão do certificado de Doador Fidelizado de Sangue. Este certificado dá direito a uma série de benefícios no Estado, como meia-entrada em shows, espetáculos de teatro, cinema e outros eventos. As informações são da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

QUEM PODE DOAR:

Qualquer homem e mulher de 16 a 69 anos, desde que:

- Menores de 18 anos com a autorização de um responsável;

- Esteja em boas condições de saúde;

- Pese no mínimo 50 quilos;

- Esteja descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação);

- Apresente documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação);

Saiba o que lhe impede de doar sangue!
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado