Saúde

Litoral terá estrutura de saúde reforçada para o Carnaval
24-02-2017 20:33

O Governo do Paraná vai reforçar a estrutura de atendimento de saúde nos sete municípios do Litoral durante todo o feriado de Carnaval. Serão 623 plantões extras de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, ampliando a retaguarda de assistência em cinco hospitais, quatro prontos socorros 24 horas e uma unidade de saúde.

Além disso, o serviço de transporte e atendimento pré-hospitalar também será reforçado e contará com 14 ambulâncias, mais o helicóptero de resgate baseado em Guaratuba. O objetivo é oferecer assistência adequada de maneira ágil, qualificada e resolutiva aos veranistas e moradores do Litoral.

"Estamos dando atenção especial ao carnaval devido ao grande fluxo de pessoas que já é esperado neste período. A população que vier às praias paranaenses pode ficar tranquila, pois estamos preparados para atendê-los da melhor forma", assegurou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

RECURSOS - Desde o início da temporada de verão, o Estado já destinou cerca de R$ 4,8 milhões para a contratação de 7.410 plantões extras e aquisição de materiais hospitalares e medicamentos para a rede pública de saúde local. O recurso é um dos incentivos estaduais repassados para a realização da Operação Verão Paraná.

Principal referência de atendimento na região, o Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá, será o serviço que receberá apoio mais significativo. São 132 plantões extras na escala de profissionais. Com 160 leitos, sendo 25 de UTI, a unidade é responsável por receber a demanda de pacientes mais graves, como vítimas de acidentes de trânsito e afogamentos.

"Somos um hospital de alta complexidade. Toda nossa equipe estará de prontidão para atender qualquer situação. Temos ainda uma ambulância UTI móvel para transferência de pacientes, caso seja necessário", explicou o diretor-geral do HRL, Alan Cesar Diório.

Pelo sexto ano consecutivo, o Estado mantém ainda o Centro de Recuperação de Afogados (CRA), instalado em Matinhos. A estrutura, montada no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, conta com equipe especializada em urgências aquáticas. A unidade realiza os primeiros socorros e a estabilização de vítimas de afogamento.

RESGATE - A população que estiver no litoral pode contar também com o suporte do Samu e do Siate. Em situações de trauma, como afogamentos, quedas, acidentes de trânsito, agressões e ferimentos por armas de fogo, a orientação é que o Siate seja acionado através do telefone 193.

Já em casos de urgência, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial e febre alta e cortes, o ideal é que a pessoa ligue para o Samu, pela Central 192.

(box)

UNIDADES DE ATENDIMENTO DE REFERÊNCIA NO LITORAL

ANTONINA

Hospital Sylvio Bittencourt de Linhares

Av. Conde Matarazzo, 867

GUARAQUEÇABA

Hospital Estadual de Guaraqueçaba

Av. Ararapira, s/n

MATINHOS

Hospital Nossa Senhora dos Navegantes

Av. Paraná, 828

GUARATUBA

Pronto-Atendimento Municipal de Guaratuba

Rua Joaquim Menelau Torres, s/n

MORRETES

Hospital de Morretes

Rua Santos Dumont, 91

PARANAGUÁ

Hospital Regional do Litoral

Rua Presidente Getulio Vargas, 222, bairro Palmital

ILHA DO MEL

Posto de Saúde de Nova Brasília

Posto de Saúde de Encantadas

PONTAL DO PARANÁ

Pronto-Atendimento 24h de Praia de Leste

Rodovia das Praias – PR 407, s/n, Km 19

Pronto Atendimento 24h de Shangri-lá

Avenida Sebastião Caboto, s/n



Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado