Saúde

Nova morte por dengue é registrada no PR
29-06-2016 17:31

O Paraná registra mais uma morte por causa da dengue. Desta vez, a vítima era de Foz do Iguaçu, na região oeste, segundo o novo boletim semanal da Sesa, a Secretaria de Estado da Saúde, divulgado na última terça-feira. A cidade, aliás, responde por 17 dos 59 óbitos devido a complicações da doença desde agosto de 2015, ou seja, 28,8%. Já a localidade com a maior concentração de mortes é Paranaguá, no litoral, que apresenta a pior situação: já são 30 falecimentos até agora.

Ao todo, conforme o levantamento, o Paraná concentra 52.382 registros da enfermidade – uma diferença de 145 casos em relação aos dados apurados até a semana passada. Além disso, das 399 cidades paranaenses, 316 têm ou já tiveram registros da doença (o que equivale a quase 80%), 82 municípios enfrentam situação de epidemia – cenário que não mudou nos últimos sete dias – e outros 66 estão em alerta.

A situação de epidemia é constatada seguindo uma proporção entre o número de casos de determinada doença e o volume de habitantes. Se há mais de 300 registros para cada grupo de 100 mil pessoas, é confirmada a situação epidêmica.

O boletim da Sesa também indica um novo caso de zika vírus, chegando agora a 316, sendo 214 autóctones, ou seja, contraídos na mesma região onde o paciente mora, e 102 importados. Com relação à febre chikungunya, a doença se manteve estável na comparação como levantamento da Sesa da semana passada: são 73 registros, dentre os quais 66 são importados. Assim como a dengue, ambas as doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Fonte: BandNews Curitiba
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado