Saúde

Programa Telessaúde chegará a todos os municípios do Paraná
03-09-2015 18:24

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, formalizou nesta quarta-feira (2), em Curitiba, uma parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para estender as atividades do programa Telessaúde a todos os 399 municípios do Estado. Pelo contrato, o governo estadual repassará R$ 1,2 milhão, em parcelas mensais de R$ 100 mil, para a instituição de ensino ser referência no serviço de teleconsultoria para as 541 unidades de saúde já vinculadas ao programa.

A medida garante que médicos, enfermeiros, dentistas e demais profissionais que atuam na atenção primária dos municípios tenham acesso a uma segunda opinião sobre os casos que estão atendendo dentro dos serviços de saúde. As orientações poderão ser dadas em tempo real, graças aos equipamentos de informática e de apoio diagnóstico disponíveis nas unidades de saúde.

“Trata-se de um programa que reflete diretamente na qualidade e agilidade do atendimento prestado à população. O objetivo é tornar a atenção primária cada vez mais resolutiva, evitando que pacientes sejam encaminhados indevidamente para a área de especialidades”, explicou Caputo Neto.

O kit de equipamentos entregue pelo Estado, no ano passado, inclui computadores, impressoras, caixas de som, microfones, estabilizadores, câmeras fotográficas, webcams e câmeras intraorais, que auxiliam no registro de lesões na boca. Também foram repassados a 93 municípios aparelhos eletrocardiógrafos, indicados para verificar a frequência cardíaca. As informações são da Agência de Notícias do PR.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado