Saúde

Saúde só poderá adquirir produtos nas normas
29-06-2016 12:55

A Prefeitura de São José dos Pinhais terá que adquirir produtos da área de Saúde que atendam às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A recomendação é do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e foi feita após constatação de que os insumos comprados para o setor não atendiam às exigências, as quais garantem a qualidade e a segurança dos produtos. A obrigatoriedade deverá constar nos próximos editais.

A decisão é da 2ª Promotoria de Justiça de SJP e destaca que a compra de insumos (como gazes, ataduras, seringas, esparadrapos, algodão, agulhas) fora das normas gera prejuízos e riscos, tanto aos usuários do sistema de saúde, quanto aos profissionais que trabalham com os produtos.

Exemplo é o caso da compra de gaze sem certificação, desconforme a um padrão mínimo de qualidade e conformidade, inclusive com o próprio edital. A constatação foi motivo de outra ação contra a Prefeitura, na qual o Município foi obrigado a fornecer gaze de qualidade a um paciente.

“Tendo em vista que os produtos sem conformidade com as normas técnicas sequer podem ser produzidos ou comercializados ao público em geral, é de se concluir que a aquisição, pelo poder público, de materiais que não podem ser vendidos no mercado geral cria um nicho paralelo e ilegal para o fornecedor desonesto”, diz o promotor Willian Lira de Souza, na recomendação. Segundo ele, a proteção da segurança é direito básico do consumidor, especialmente do usuário de serviços públicos essenciais.

A Prefeitura de São José dos Pinhais informou, em nota, que há cerca de um mês, quando foi recomendada pelo Ministério Público a solicitar que os insumos adquiridos sigam as normas da ABNT, de imediato acatou a recomendação e a incluiu nos novos processos de aquisição. “A medida que os processos antigos forem sendo extinguidos, os novos já contarão com a exigência das normas”, diz o texto.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado