Saúde

Vacinação contra a gripe já começou em SJP
25-04-2016 20:55

Teve início nesta segunda-feira (25) a Campanha de Vacinação contra Gripe (Influenza) em todo o Paraná. Em São José dos Pinhais, todas as 28 Unidades Básicas de Saúde disponibilizarão gratuitamente a vacina para os grupos de risco. A campanha vai até dia 20 de maio. A meta é imunizar 2,9 milhões de pessoas em todo o Estado; 52 mil somente em SJP.

Em 2015, de abril a setembro, o Município imunizou 67,8 mil pacientes. O público-alvo da campanha são: idosos com mais de 60 anos, profissionais da Saúde, mulheres grávidas ou que tiveram filhos a menos de 45 dias (puérperas), crianças de seis meses a cinco anos e portadores de doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, hepáticas, renais e neurológicas), com indicação médica.

Pacientes com diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomia, como a síndrome de Down, também devem ser imunizados. Além disso, a campanha abrange povos indígenas, população prisional e adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde é a trivalente, que protege contra três tipos de vírus da Influenza: H1N1, H3N2 e Victoria. O imunizante disponível em algumas clínicas particulares é quadrivalente e protege também contra o vírus da gripe Yamagata.


SÁBADO É O 'DIA D'
O calendário estadual prevê o próximo sábado (30) como o 'Dia D' da campanha de vacinação. Nesta data, todos os postos de Saúde do Paraná devem permanecer abertos para população imunizar-se. O horário de atendimento em SJP será das 8h às 16h.

Para se vacinar, é preciso levar carteirinha de vacinação, documento pessoal, comprovante de residência e, para os doentes crônicos, o receituário médico informando a Classificação Internacional de Doenças (CID) ou receita de medicamento de uso contínuo para tratar a enfermidade crônica.

ONDE IR
O primeiro local para se procurar quando há suspeita de gripe é a Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência. O deslocamento até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) só deve ser feito à noite ou nos fins de semana – quando os postos estão fechados. A Secretaria Municipal de Saúde orienta os pacientes que só procurem as UPAs em casos graves de gripe, evitando assim a aglomeração de pessoas e novas transmissões do vírus Influenza.

PREVENÇÃO
*Lave bem as mãos com água e sabão, diversas vezes ao dia
*Quando não for possível usar sabão, utilize álcool em gel
*Cubra a boca ao tossir ou espirrar
*Deixe janelas abertas para o ar circular
*Higienize, com frequência, locais e objetos de uso coletivo
*Evite locais com grande aglomeração de pessoas

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado