Segurança

Bombeiros comunitários estão instalados em 50 municípios
10-06-2008 19:15

A presença e a expansão da atuação dos bombeiros comunitários nos municípios do Paraná foram apresentadas nesta terça-feira (10), pelo coordenador da Defesa Civil e chefe da Casa Militar, tenente-coronel Washington Alves da Rosa, na Escola de Governo, no auditório do Museu Oscar Niemeyer.

O Programa Bombeiro Comunitário foi criado em 2004, por determinação do governador Roberto Requião, para atender os municípios que não têm a presença do bombeiro militar. O projeto piloto foi implantado em Pitanga, Lapa, Campina Grande do Sul e Prudentópolis e, atualmente, o Bombeiro Comunitário está presente em 50 municípios. Com isso, 97 regiões do Paraná contam com atendimento a situações de urgência, prestado por bombeiros. Até 2010, a previsão é levar o programa a 115 cidades, com a possibilidade de atender 80% da população do estado.

“A parceria entre o Governo do Estado e prefeituras possibilitou esse atendimento, mas é fundamental destacar que o treinamento desses voluntários, que são funcionários municipais, é feito pelo Corpo de Bombeiro Militar”, disse o governador Roberto Requião.

ESTRUTURA – Os bombeiros comunitários atuam em cidades de até 15 mil habitantes e são treinados por bombeiros militares, para fazer o primeiro atendimento em situações de emergência.

O Governo do Estado fornece para o município um caminhão com capacidade para 5 mil litros de água, e financia 80% das instalações. Os demais 20% são a fundo perdido. A prefeitura fica responsável pela adesão ao contrato, a escolha do terreno para a construção da sede e a seleção de 10 funcionários.

De 2004 a 2007, foram feitos de 28 mil atendimentos pelos bombeiros comunitários. Somente em 2007, na área florestal, foram feitos 14 mil atendimentos. “A presença do bombeiro comunitário fortalece o atendimento às emergências ocorridas no estado. O Brasil tem apenas 8,19% de seus municípios com unidades do Corpo de Bombeiro. A ampliação do atendimento prestado pelo bombeiro comunitário aumenta a segurança dos paranaenses e a preservação de nossas reservas naturais”, afirmou o tenente-coronel Washington.

AEN
Foto Julio Covello-SECS

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado