Segurança

Campanha Maio Amarelo quer prevenir acidentes de trânsito
02-05-2016 17:01

O governador Beto Richa lançou nesta segunda-feira (02), no Paraná, o Maio Amarelo, um conjunto de atividades dedicado à prevenção de acidentes de trânsito e redução das vítimas, que ocorre, simultaneamente, em todo o mundo. O movimento conta com a participação de órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

O Maio Amarelo nasceu com o propósito de chamar a atenção da sociedade para o altíssimo índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo, particularmente no Brasil. A ideia é mobilizar o poder público e a sociedade civil de maneira coordenada em torno de ações articuladas.

Durante todo este mês, haverá palestras, blitz educativas, vídeos e até teatro. São 31 campanhas programadas – uma para cada dia do mês. O Detran criou um site (www.detran.gov.br/maioamarelo) que exibirá um vídeo por dia com depoimentos baseados em fatos reais, incluindo reportagens e infográficos.

CAUSAS - Para tornar a campanha mais didática, o Detran fez uma lista das 31 principais causas de acidentes, que incluem desde o excesso de carga à embriaguez ao volante, o uso do cinto e de outros equipamentos de segurança. As peças contam com depoimentos de motoristas, pedestres, ciclistas, passageiros e motociclistas.

REESTRUTURAÇÃO – Richa também citou a reestruturação do Detran-PR, com a criação de totens de auto-atendimento e do programa Detran Fácil, que já foram utilizados por 4 milhões de pessoas, diminuindo o tempo de espera nas sedes do órgão.

De acordo o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad, os acidentes de trânsito matam 48 mil pessoas no Brasil por ano. “Trabalhamos há muito tempo para reduzir este índice. A maior parte dos acidentes é decorrente de falha humana, então é preciso que as pessoas tenham atenção e mudem culturalmente seu procedimento no trânsito, fazendo com que suas atitudes individuais não tenham efeito sobre o coletivo”, declarou.

Fonte: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado