Segurança

Com dias quentes, sobe o número de mortes por afogamento no PR
24-09-2015 16:21

Pelo menos três pessoas morreram afogadas desde o fim de semana na grande Curitiba e no litoral do estado. Um dos principais motivos é o calor dos últimos dias que levou a recordes de temperaturas em várias cidades, inclusive na região da capital. O problema é que, para fugir desse verão fora de época, muita gente busca refresco em locais inapropriados, e acaba se tornando vítima da própria imprudência. A tenente do Corpo de Bombeiros Rafaela Diotalevi explica que 85% dos casos poderiam ser evitados com medidas simples de segurança.

De acordo com o sistema de registro de ocorrências dos bombeiros, do início do ano até agora foram 770 incidentes com pessoas em meio líquido em todo o estado – a maioria (90%) no litoral. Já os óbitos somam 33 casos, e isso sem contar os episódios mais recentes.

No último sábado (19), um adolescente de 17 anos se afogou em uma das cavas que ficam às margens da rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. Ele havia entrado na água para se refrescar com um amigo que sobreviveu. No domingo (20), outro garoto, de 16 anos, morreu na praia de Coroados, em Guaratuba. Ele também entrou no mar para fugir do calor junto com um colega, que foi resgatado a tempo.
O terceiro óbito foi registrado no fim da tarde de quarta-feira (23), em São José dos Pinhais. Um rapaz de 18 anos participava de um encontro religioso em uma represa na região do bairro Barro Preto quando caiu na água, em um ponto com 12 metros de profundidade. Alguns amigos até tentaram, mas não conseguiram ajudar.

Também é importante ter atenção com as piscinas, buscando sempre as têm guarda-vidas e que são rasas. Sempre que possível, é recomendável que o banhista utilize o colete salva-vidas. Nos rios, é preciso ficar atento ainda à existência de poços e entulhos.

Fonte: BandNews Curitiba
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado