Segurança

Copel alerta sobre cuidados com pipas perto da rede elétrica
28-07-2017 20:53

Quando a chuva dá uma trégua, a brincadeira ganha as ruas e praças das cidades. Mas um dos passatempos preferidos das crianças pode resultar em acidentes graves. A Copel volta a fazer um alerta aos pais e responsáveis: soltar pipa, só longe da rede elétrica.

Além do risco de acidentes, as pipas e outros objetos lançados à rede elétrica provocam falta de luz – só no primeiro semestre deste ano, foram 3.300 desligamentos causados por essas ocorrências em todo o Paraná, um aumento de 50% na comparação com o mesmo período, em 2016. No início desta semana a situação foi registrada no Jardim Piza, em Londrina, onde 400 casas ficaram sem luz por cerca de uma hora, em decorrência de um curto-circuito causado por pipa.

CRIANÇAS - De acordo com o diretor da Copel Distribuição, Maximiliano Orfali, a preocupação maior é com o risco de acidentes com as crianças. “Temos um trabalho constante junto às escolas, informando os alunos sobre o uso seguro da energia elétrica. Mas precisamos da ajuda dos pais e responsáveis para garantir que essas orientações sejam colocadas em prática”, enfatiza.

Para evitar acidentes, a situação ideal é encontrar um local longe da rede elétrica para a brincadeira, como praças ou campos abertos. Outra dica importante levada pelos técnicos da Copel aos estudantes é que jamais se utilizem materiais metálicos e cerol na confecção da pipa, pois conduzem energia elétrica e potencializam o risco de choque.

Por fim, caso o brinquedo enrosque na fiação, é um perigo tentar puxá-lo de volta – ao balançar os cabos da rede elétrica, eles se aproximam, o que pode causar um curto-circuito e até o rompimento da fiação.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado