Segurança

Corpo de Bombeiros terá mais 40 novas viaturas para o Siate
26-05-2008 12:28

O Corpo de Bombeiros receberá, nos próximos dias, 40 novas viaturas que serão usadas pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergências (Siate) em todo o Paraná. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jorge Luiz Thaís Martins, a compra já foi homologada e os veículos renovarão a frota existente. O coronel também afirmou que não há falta de viaturas no Siate em Curitiba e que, desde 2003, foram adquiridas 76 viaturas para ampliação do sistema de emergência em todo o Paraná, num investimento de mais de R$ 7,2 milhões.

“Nesta semana, três viaturas se envolveram em acidentes, mas, imediatamente, fizemos a reposição por outras com o convênio que mantemos com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), que nos cedeu cinco ambulâncias, e o atendimento não foi prejudicado em nenhum momento. Quanto ao conserto, a responsabilidade é da Prefeitura de Curitiba, de acordo com o convênio que temos, mas se ela não paga o conserto, pagamos nós”, afirmou o coronel Martins.

Segundo ele, o Corpo de Bombeiros mantém um planejamento prévio que supre a falta de viaturas em caso de necessidade. O comandante disse também que em quartéis dos bombeiros há unidades do Samu, que ficam de prontidão não só para o atendimento ambulatorial como também para o atendimento ao trauma. “A população pode ter certeza de que não haverá desfalque, porque juntos vamos prestar o atendimento necessário”, disse.

Expansão - Quando o governador Roberto Requião assumiu, em 2003, apenas sete cidades do Paraná eram atendidas pelo Siate. Desde então, o serviço de emergência médica foi estendido para outras 12 cidades. Isto completa 19 municípios que contam o serviço. A expansão beneficia atualmente cerca de 5,5 milhões de paranaenses. Antes, cerca de 34% da população do Estado era atendida pelo Siate e, hoje, são mais de 53%.

Os municípios beneficiados com o atendimento do Siate são Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais, Guarapuava, Apucarana, Arapongas, Cambe, Sarandi, Castro, Araucária, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Toledo, Campo Mourão, Pato Branco e Telêmaco Borba.

Os municípios que, em breve, serão beneficiados com a implantação do atendimento são Paranaguá, Umuarama, Paranavaí, Francisco Beltrão, Cianorte, Irati e Cascavel.

AEN
Foto: AEN

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado