Segurança

Detran promove curso de reciclagem por videoconferência
14-06-2016 20:25

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) promove em junho e julho, em cinco municípios, cursos de reciclagem para motoristas infratores pelo Sistema de Videoconferência. Em junho as aulas acontecem nas Ciretrans de Santo Antônio do Sudoeste e Realeza e em julho nas cidades de Jaguariaíva, Cidade Gaúcha e Catanduvas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas em uma das unidades da autarquia ou no site www.detran.pr.gov.br.

“A tecnologia avançada do Sistema de Videoconferência tem sido um recurso eficiente entre alunos e professores. Com uma transmissão de qualidade e segura conseguimos unir pessoas que se encontram em locais distintos, mas com os mesmos interesses”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O curso de reciclagem é obrigatório para o condutor que atinge 20 pontos na Carteira de Habilitação no período de 12 meses ou para quem comete uma infração que leva à suspensão direta, como dirigir sob influência de álcool. O infrator com a carteira cassada também deve participar dessa conscientização.

As aulas abordam a legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e relacionamentos interpessoais. O objetivo é promover uma reflexão e a mudança de comportamento dos participantes.

Antes do curso, o condutor deve entregar o documento de habilitação em uma unidade do Detran e, após a conclusão, pode resgatar o documento e voltar a dirigir. De julho de 2015 a maio de 2016, o Detran/PR atendeu 2,3 mil alunos em 75 cursos de reciclagem via Sistema de Videoconferência.

LEGISLAÇÃO - A partir de novembro deste ano, o período de suspensão do infrator que atingir 20 pontos na carteira no período de 12 meses terá novas regras. Hoje, a suspensão mínima é de 30 dias e passará para seis meses. O tempo máximo continua um ano. A determinação consta na Lei Federal 13.281/2016 e ainda considera o caso de reincidência, que hoje tem o prazo mínimo de seis meses e que passará para oito meses.

Fonte: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado