Segurança

Detran traz instruções e dicas para quem deseja conquistar a 1ª habilitação
20-01-2016 18:48

Logo no início do ano é muito comum as pessoas começarem a fazer uma lista de planos e metas. Pensando em quem deseja alcançar a 1ª habilitação em 2016, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) preparou algumas orientações e dicas que podem ajudá-lo em todas as etapas do processo.

“A habilitação envolve quatro fases: avaliação psicológica, exame físico e mental, exame teórico e exame prático de direção. Elas existem para que o condutor seja capacitado e avaliado a fim de garantir a própria segurança e de todos os outros que compõe o trânsito”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA - A avaliação psicológica é a primeira etapa e pode ser agendada, logo após abertura do processo de habilitação em uma das unidades do Detran. A avaliação é composta por dois momentos: um é destinado à entrevista psicológica e o outro à aplicação de testes psicológicos.

Dica: Levando em conta que nesta etapa são identificados a capacidade de atenção, raciocínio lógico, memória e personalidade de uma pessoa, a orientação que o Detran traz é que o candidato mantenha a mente sempre ativa através de leituras, palavras-cruzadas e exercícios físicos.

Se você sabe que tem tendências a comportamentos explosivos procure trabalha–los, eles serão percebidos na entrevista. Seja honesto com o profissional, pois as contradições podem aparecer à medida que for conversando.

EXAME FÍSICO E MENTAL - Simultaneamente ao processo de avaliação psicológica ocorre o exame de aptidão física e mental, que identifica as condições de saúde para conduzir um veículo. Nesta avaliação serão analisadas a capacidade visual, força muscular, coordenação motora, pressão arterial e outros pontos que o perito julgar necessários.

Dica: A orientação para o exame físico e mental é que o candidato mantenha alguns cuidados básicos para que o corpo tenha um melhor desempenho, como por exemplo procurar se alimentar corretamente, e ter como hábito a prática de atividade física. É importante que os exercícios sejam variados para que todas as partes do corpo sejam trabalhadas.

Se for considerado apto na avaliação psicológica e no exame de aptidão física e mental de direção, o futuro motorista fará as aulas no Centro de Formação de Condutor e, na sequência, o exame teórico de direção.

EXAME TEÓRICO - O exame teórico é realizado pelo computador. Nele, são testados os conhecimentos em legislação de trânsito, normas de circulação e conduta, infrações, penalidades, noções de primeiros socorros, meio ambiente e convívio social no trânsito. Desde 2014, o sistema do Detran gera obrigatoriamente e automaticamente uma questão sobre ciclista.

O tempo máximo da prova é de 50 minutos e o candidato à primeira habilitação, para ser considerado apto, deve acertar no mínimo 21 questões, do total de 30. O resultado pode ser acessado logo após a avaliação nos autoatendimentos ou então através do site do Detran.

Dica: Uma das formas de se preparar é por meio do simulador eletrônico. Para acessá-lo, o candidato tem que entrar no site oficial do Departamento www.detran.pr.gov.br na categoria “Motorista”, “1ª habilitação” e “Faça o Simulado da Prova Teórica”.

EXAME PRÁTICO - Esta será a última etapa, e apesar de temida pode se tornar mais fácil se o medo e ansiedade forem trabalhadas. A avaliação é dividida basicamente em duas fases: estacionamento e deslocamento em via pública. Na primeira, o candidato terá até três tentativas para estacionar o veículo em área delimitada por balizas removíveis.

Se não cometer nenhuma falta eliminatória, o candidato partirá para rua e os conhecimentos práticos da legislação serão testados, o que inclui observação de placas, semáforos, circulação e conduta, entre outros.

Dica: Enquanto aguarda o início do teste, procure fazer uma revisão mental das etapas, relembrando as dicas do instrutor da autoescola. Lembre-se que a função dos examinadores não é reprovar, mas avaliar com base nos erros cometidos.

Durante a avaliação, esteja concentrado e atento às instruções do examinador. Conduza o veículo com cautela e não tenha pressa para terminar o exame. Acima de tudo tenha em mente que, se o seu instrutor de autoescola te considerou apto para esta fase do processo, é porque você já conhece o conteúdo e está preparado para avaliação. O candidato que soma o conhecimento, concentração e tranquilidade, certamente terá sucesso na avaliação.

Fonte: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado