Segurança

Em parceria com a ONU, Defesa Civil vai capacitar cidades contra desastres naturais
14-10-2015 16:27

A Defesa Civil do Paraná firmou nesta terça-feira (13) um acordo de cooperação com a Organização das Nações Unidas (ONU) para promover e ampliar os cursos de capacitação de gestores municipais em ações de prevenção de risco contra desastres. O objetivo do governo estadual é com a chancela das Nações Unidas ofertar cursos a distancia e presenciais para preparar as cidades paranaenses para lidar com as mudanças climáticas.

Com isso, o Paraná terá acesso a conteúdo e palestrantes internacionais. O tema foi discutido em reunião no Palácio Iguaçu com o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Edmilson de Barros, e o representante do escritório da ONU em Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIDR), David Stevens.

Os cursos são promovidos pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped-PR). “É muito importante ministrarmos aulas com o reconhecimento da ONU. Vamos ampliar essa parceria para propiciar aos gestores públicos cursos gratuitos e de qualidade para ajudar na prevenção de desastres naturais”, disse Barros.

Formado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná e pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), o espaço foi criado para produzir e difundir conhecimentos sobre redução de riscos de desastres naturais. As aulas são disponibilizadas em vídeos e material impresso no portal www.ceped.unespar.edu.br.

O tenente-coronel Edemilson de Barros explica que os cursos são destinados prioritariamente para gestores municipais que trabalham na defesa civil. “Queremos apoiar as cidades para que tenham estrutura adequada para suportar e prevenir desastres naturais, como estamos vendo atualmente em Ipiranga, nos Campos Gerais”, disse. Ele explica que o objetivo é atender as cidades que aderiram à campanha Construindo Cidades Resilientes da ONU. Até agora, 180 municípios paranaenses já aderiram ao programa.

O representante da ONU, David Stevens, elogiou o programa de capacitação contra desastres naturais do Paraná. “O Paraná tem um ótimo sistema de gestão de situações de desastres naturais que é referência brasileira. É muito importante esse trabalho de capacitação para ajudar os municípios a se prepararem para reduzirem os riscos”, afirmou.

CURSOS – Com participação de 75 pessoas, o curso de Projetos para Captação de Recursos foi o primeiro a distância oferecido pelo governo estadual. O curso durou dois meses com carga horária de 40 horas/aulas, divididas em quatro módulos. Foi destinado aos profissionais envolvidos com a gestão de recursos públicos de proteção e defesa civil.

Além das aulas para captação de recursos, o Ceped já abriu as inscrições para outros dois cursos: Sistema de Comando de Incidentes e Desenvolvimento de Capacidades para Tornar Cidades Resilientes.

Fonte: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado