Segurança

Governador autoriza processo para reconstrução das galerias da PCE
27-07-2008 14:52

O governador Roberto Requião autorizou a contratação de empresa de arquitetura e construção, para elaboração dos projetos complementares para a reconstrução nas galerias da Penitenciária Central do Estado. A obra vai proporcionar mais segurança. A PCE atualmente é a unidade mais antiga do Sistema Penitenciário do Paraná, desde que a centenária Prisão Provisória de Curitiba, no Ahú, foi desativada, há dois anos, para a Construção do Centro Judiciário de Curitiba.

Localizada em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, a PCE irá reconstruir 28 galerias, na área de convivência dos presos. O custo deste projeto é de R$ 154 mil. De acordo com o secretário da Justiça e da Cidadania, desembargador Jair Ramos Braga, nos projetos estão previstas reformas na parte elétrica, hidráulica, que compõem esgoto, prevenção de incêndio e drenagem de águas pluviais, e estrutural, desde a fundação até a estrutura de concreto armado.

“Essas mudanças são necessárias em razão da ação do tempo e de sua construção em alvenaria de tijolos maciços”, justificou. “Depois da fase da elaboração dos projetos complementares, será apresentado o orçamento, que analisado e uma vez aprovado, obedecendo todos os trâmites legais, entrará em execução, prevista para o início do próximo ano”, completou Braga.

Inaugurada em 1954, hoje, a PCE tem 1.500 presos. A unidade vai reforçar suas galerias com material de concreto armado de alta resistência e, mesmo no processo das obras, vai manter as atividades da ala administrativa, de saúde, pátios de sol, salas de aula e canteiros de trabalho. Cerca de 20% dos presos da unidade estão estudando e, de acordo com a direção da penitenciária, a meta é erradicar o analfabetismo entre a população carcerária.


AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado