Segurança

Moradores ameaçam fechar novamente BR-277
20-08-2014 17:31

A espera pela construção de uma passarela no km 69 da BR-277, em São José dos Pinhais, já causou protestos com fechamento total da rodovia na região dos bairros Vila Nova e Zanine – o que durou quatro horas e causou seis quilômetros de congestionamento. O problema pode se repetir, já que moradores prometem novas manifestações e interdição da via para setembro, caso a concessionária que administra o trecho não comece em breve as obras da prometida passarela.

“Há muito tempo temos reivindicado a construção dessa passarela e só ouvimos promessas, mas nada acontece. Por isso, fizemos uma assembleia com os moradores e demos o nosso prazo. Se até o final do mês as obras não tiverem iniciado, vamos fechar a BR todos os finais de semana, há partir de setembro. Infelizmente, no Brasil, é só assim para as coisas acontecerem”, diz o presidente da Associação de Moradores da Vila Nova, Alceu Luiz dos Santos.

Segundo Santos, depois do protesto realizado em março, a construção foi prometida pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e pela concessionária Ecovia para começar em junho. “Mas até agora não há nenhum indício de início das obras. Um descaso que tem revoltado os moradores.”

De acordo com eles, a Ecovia diz que o projeto para a passarela já está pronto, faltando apenas a autorização do DER. Já o DER diz que a autorização para o projeto já está dada e que as obras deveriam ter começado em junho. “Enquanto esse pessoal fica neste jogo irresponsável de empurra-empurra, nós, cidadãos, que pagamos nossos impostos, ficamos reféns desta situação. Uma vergonha”, diz um morador da Vila Nova, que não quis se identificar.

A passarela irá beneficiar cerca de cinco mil moradores dos dois bairros, que precisam atravessar diariamente a BR-277 para pegar ônibus para o trabalho ou chegar à escola, que fica do outro lado da rodovia. Vários atropelamentos e mortes já foram registrados nesse trecho. Hoje, a passarela mais próxima fica a seis quilômetros de distância.

TRÊS NOVAS PASSARELAS
Em nota, a Ecovia informou vai construir três novas passarelas, além de uma ciclovia, em seu trecho de concessão. As passarelas ficarão nos kms 69, 73 e 63, todos eles no trecho de São José dos Pinhais da BR-277. “A implantação das novas estruturas foi autorizada pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER-PR) e sua construção será sequencial com previsão de término em dezembro, com início na segunda quinzena de agosto”, diz o texto.

Segundo o Governo do Estado, as medições e o serviço de topografia já foram executados e a obra vai ser iniciada na próxima semana.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
GUIASJP - Um serviço POW Internet
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.