Segurança

Páscoa terá fiscalização do DER nas principais estradas do Paraná
20-03-2008 21:26

Por ser um dos poucos feriados prolongados deste ano, a Páscoa deve levar muitos paranaenses às estradas, principalmente com destino ao interior do Estado. A previsão é de que mais de 40 mil pessoas passem pela Rodoviária de Curitiba. Para evitar problemas nas viagens – principalmente dos veículos fretados – o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai ampliar a fiscalização do setor de transportes de passageiros desde hoje (quinta) até domingo.

Fiscais do Departamento vão reforçar os trabalhos em dias e horários alternados nas principais saídas da Capital e alguns pontos de grande movimento no interior.

“Já orientamos os usuários a realizar a compra antecipada dos bilhetes, como fazemos a cada feriado, e estaremos atentos para que as viagens sejam tranqüilas e seguras”, observou o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot.

Entre outros cuidados, o DER recomenda que os passageiros cheguem com pelo menos 15 minutos de antecedência aos terminais de embarque. Viagens com menores também merecem atenção especial já que não há mais atendimento do juizado de menores na rodoviária.

REGISTRO – Os usuários devem tomar ainda alguns cuidados básicos no momento de fretar um veículo para o transporte de passageiros. Inicialmente, é fundamental procurar saber se a empresa e os veículos possuem registro no DER.

Segundo o secretário, os registros são individuais e os cartões devem estar visíveis em cada carro de propriedade da empresa. As informações no cartão também devem ser verificadas. Lá constam a data de validade e a assinatura de um servidor credenciado do Departamento.

“O contratante deve se certificar ainda de que todos os ocupantes do veículo estejam na lista de passageiros elaborada pela empresa”.

Em caso de dúvidas, o DER disponibiliza uma lista das empresas autorizadas a prestar serviços de transporte intermunicipal nos sites www.pr.gov.br/derpr ou www.pr.gov.br/stc.

Há ainda uma linha de telefone exclusiva para denúncias, reclamações e sugestões sobre os serviços de transporte intermunicipal de passageiros. O número é 0800 410158. Quem preferir, pode utilizar o e-mail reclame@pr.gov.br.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado