Segurança

Passarela na BR-277 começa a ser construída
21-08-2014 22:12

Após os moradores dos bairros Vila Nova e Zanine ameaçarem fechar novamente a BR-277, em São José dos Pinhais, a reivindicada passarela começou a ser construída na região. A concessionária Ecovia, responsável pelo trecho, anunciou hoje que as obras – no km 69 - já foram iniciadas e a conclusão está prevista para setembro.

Duas outras passarelas também devem ser construídas – nos kms 63 e 73, também em SJP. A previsão é de estas sejam entregues ainda em outubro e novembro deste ano.

As passarelas são constituídas por uma estrutura pré-moldada de concreto e ferro e têm seis metros de altura e 220 metros de extensão, incluindo as rampas de acesso. A estrutura metálica que compõe a estrutura tem 50 toneladas. Apesar de ser pré-moldada, o processo de instalação não é tão simples: a primeira fase inclui estudo topográfico e escavações, seguida de implantações das estacas e a fixação das passarelas por onde os pedestres farão a travessia.

PROTESTO
O Guiasjp publicou ontem (20) a insatisfação dos moradores ao redor da BR-277, que aguardam a construção da passarela há tempos. “Há muito tempo temos reivindicado a construção dessa passarela e só ouvimos promessas, mas nada acontece. Por isso, fizemos uma assembleia com os moradores e demos o nosso prazo. Se até o final do mês as obras não tiverem iniciado, vamos fechar a BR todos os finais de semana, há partir de setembro. Infelizmente, no Brasil, é só assim para as coisas acontecerem”, disse o presidente da Associação de Moradores da Vila Nova, Alceu Luiz dos Santos.

Segundo ele, a passarela irá beneficiar cerca de cinco mil moradores dos dois bairros, que precisam atravessar diariamente a BR-277 para pegar ônibus para o trabalho ou chegar à escola, que fica do outro lado da rodovia. Vários atropelamentos e mortes já foram registrados nesse trecho. Hoje, a passarela mais próxima fica a seis quilômetros de distância.

Em março, um protesto dos moradores fechou a rodovia por quatro horas, causando seis quilômetros de engarrafamento.

Veja matéria sobre a revolta dos moradores!

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado