Segurança

Pesquisa revela: São José dos Pinhais possui um assassinato a cada dois dias
15-12-2011 11:56

O Instituto Sangari, localizado em São Paulo, divulgou o Mapa da Violência 2012 - Novos Padrões da Violência Homicida no Brasil, um estudo referente ao número de homicídios no país.

Conforme a pesquisa, até a década de 1990, o estado do Paraná possuía baixos índices de assassinatos, estando bem abaixo da média nacional. No entanto, o índice de desenvolvimento estadual também era pequeno comparado ao cenário nacional. Com o grande número de empresas chegando ao estado a partir de então, o desenvolvimento ultrapassou os índices nacionais, porém, o número de homicídios também superou este dado.

A pesquisa revelou que a Região Metropolitana de Curitiba é o motor do crescimento da mortalidade no estado. Em São José dos Pinhais, maior cidade desta região, aproximadamente uma pessoa é morta a cada dois dias. Em 2008, 121 homicídios foram registrados no município. No ano de 2009, o número ficou em 187 e em 2010, 152 pessoas foram assassinadas. Apesar do alto índice são-joseense, outros municípios possuem números ainda maiores, como por exemplo, Piraquara e Pinhais.

Como conclusão a pesquisa esclarece a dificuldade em compreender como, em um país sem conflitos religiosos ou étnicos, cor ou de raça, sem disputas territoriais ou de fronteiras, sem guerra civil ou enfrentamentos políticos violentos, consegue-se exterminar mais cidadãos do que na maior parte dos conflitos armados existentes no mundo. Em 67 cidades brasileiras matam-se mais pessoas do que no Iraque.


Mapa da Violência 2012

Publicado: GuiaSJP.com - Texto de Departamento de Comunicação - GuiaSJP.com
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado