Segurança

Pessuti assina criação de Subgrupamento de Bombeiro Independente em Apucarana
06-11-2010 18:17

O governador Orlando Pessuti assinou na noite de sexta-feira (5) a criação do Subgrupamento de Bombeiro Independente (SGBI) de Apucarana. “A transformação do grupamento dependente em subgrupamento independente permitirá condições melhores para o atendimento da população. É mais efetivo, mais equipamentos, mais condições que estamos dando ao corpo de bombeiros do estado do Paraná”, disse.

A criação trata-se da elevação do já existente Subgrupamento de Bombeiro (SGB) de Apucarana, que era ligado ao 5º Subgrupamento de Bombeiro Independente SGBI, localizado em Maringá, em Subgrupamento de Bombeiro Independente, de Apucarana. A unidade contará com aproximadamente 66 bombeiros militares e ficará responsável por 14 municípios.

O SGBI de Apucarana será responsável pela prevenção e combate a incêndios, busca e salvamentos e ações de defesa civil nos municípios de Apucarana, Astorga, Bom Sucesso, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Marilândia do Sul, Marumbi, Munhoz de Mello, Novo Itacolomi, Pitangueiras, Rio Bom e Sabáudia. O Subgrupamento dependente de Apucarana atendia a 15 municípios.

Para o Capitão Hemerson Saqueta Barbosa, comandante do grupamento de Apucarana, quem ganha com esta reestruturação é a comunidade de Apucarana e região. “Teremos um aporte maior, um efetivo maior e mais viaturas e equipamentos”, ressaltou.

Além de outras mudanças, um SGBI é comandado por oficial superior, no caso um major. O grupamento dependente possui comando de um capitão. O omandante do 5º SGBI, de Maringá, tenente-coronel Antonio Luiz Ferreira da Silva garante a reestruturação trará benefícios para a população. “Este subgrupamento se desmembrará de outra unidade, aumentando os benefícios para a região. Teremos o aumento de efetivo de viaturas e de materiais que vão dar condições à nova unidade deatender de maneira ampla e melhorada também as regiões vizinhas, como Arapongas, Ivaiporã e Maringá, desafogando os atendimentos, com independência maior”, disse.

“Na medida que se tem independência se tem mais liberdade para ações, planejamentos. O bombeiro local, que já tem um trabalho eficiente, com rapidez e presteza, terá ainda mais agilidade e presença”, avaliou o prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira.

O decreto faz parte de uma série de assinaturas desencadeadas a partir da aprovação das novas leis de Organização Básica (nº 15.575) e Fixação de Efetivo (nº 15.576), sancionadas em 28 de setembro deste ano.

AEN



Conheça o Portal Imobiliário de Apucarana, www.ImoveisApucarana.com.br clicando aqui. Imobiliárias e imóveis para venda e locação na ponta dos seus dedos.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado