Segurança

851 presos são transferidos após rebelião em Penitenciária de Cascavel
26-08-2014 21:18

A rebelião na Penitenciária de Cascavel, no Oeste do Paraná, terminou na madrugada desta terça-feira (26), durou 45 horas e resultou na morte de cinco presos, 25 feridos, dos quais 8 seguem internados e 851 detentos transferidos. Os dados são do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen). Nesta manhã foi realizada a contagem dos presos. Agora cerca de 200 continuam na penitenciária. A maioria dos detentos foi transferida para Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, no oeste do estado, e Piraquara, na região Metropolitana de Curitiba. Os dois agentes penitenciários feitos reféns foram liberados, encaminhados ao hospital e passam bem. A parte elétrica e a hidráulica do presídio foram danificadas e 20, das 24 galerias, foram destruídas. Os presos pediam melhorias na alimentação e no tratamento diário e menos rigor em relação às visitas. Mas, segundo o diretor do Depen, Cezinando Paredes, os presos estavam perdidos, o que dificultou a negociação e levou a destruição do local.

Segundo o Diretor executivo do Sindarspen, José Roberto Neves, as organizações criminosas ganham espaço nas penitenciárias e essa foi a segunda pior rebelião do país.

Entre os cinco presos assassinados no domingo (24), dois foram decapitados e três jogados do telhado do presídio. A criminalística vai levantar mais dados sobre esses presos para que possam saber o que levou a morte deles e se pertenciam a facções rivais. De acordo com o diretor do Depen, lideranças existem nas penitenciárias e o trabalho é para identificar e separar esses grupos.

A penitenciária de Cascavel não estava superlotada. Eram 1.116 vagas e 1.036 presos estavam no momento do início da ação.

Fonte: BandNews Curitiba
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado