Segurança

Rebelião em Piraquara termina depois de mais de 24h
15-09-2014 17:56

Terminou, depois de mais de 24h, a rebelião na PEP II, a Penitenciária Estadual de Piraquara II. O segundo agente penitenciário feito refém no motim foi libertado pelos presos, depois de acordo para transferências de detentos da unidade.

As negociações, que começaram logo após o início da rebelião, foram paralisadas por volta das 2h30 e retomadas de manhã, com a participação da Secretaria de Justiça, BOPE, DEPEN e OAB-PR, segundo informou o Sindicato dos Agentes Penitenciários.

Só depois das 17h, a lista de transferências de presos foi fechada e o segundo agente foi libertado. Por volta de meio dia, um dos agentes penitenciários já havia sido solto. Ele ficou 20 horas em poder dos presos.

A rebelião começou no bloco 3 do presídio, que fica no Complexo Penitenciário de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O número de detentos rebelados chegaria a 300, segundo o Sindarspen.

Quase todas as galerias teriam sido tomadas. De acordo com o presidente do sindicato, Antony Johnson, os presos acabaram machucados depois de pularem do alto do telhado do bloco.

Ontem (12) era dia de visitas na PEP II, de crianças acompanhadas de parentes. A rebelião começou no momento em que os familiares estavam dentro da penitenciária e todos foram retirados às pressas.

A rebelião na PEP II é segunda registrada em unidades prisionais do Paraná em 48 horas e a quarta em um mês. Entre as rebeliões, está a da Penitenciária de Cascavel, que deixou 5 presos mortos - dois deles decapitados - e 25 feridos.

Ontem à tarde, antes do início da rebelião na PEP II, o governador Beto Richa falou sobre a onda de motins. Segundo ele, é algo orquestrado. Richa disse também que a Secretaria de Segurança Pública está investigando os casos.

Por conta da situação, os agentes penitenciáios podem entrar em greve a partir da quarta-feira (17). Uma assembleia da categoria está marcada para às 8h30, em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense.

A PEP II (Penitenciária Estadual de Piraquara II) tem vagas para 1108 presos e está com 1110 (dentro da capacidade).

A foto, tirada por uma das esposas de presos da PEP II mostra os detentos em cima do telhado, logo depois do início do motim.

Fonte: CBN Curitiba
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado