Segurança

Receita Federal faz operação contra o contrabando no Paraná
14-07-2009 19:58

Curitiba - A Receita Federal do Brasil está realizando hoje (14), em Curitiba, a Operação Leão Expresso 13 para apreender mercadorias contrabandeadas enviadas pelos Correios. Até o momento, foram apreendidos 20 volumes, com cerca 100 itens, a maioria eletrônicos e materiais de informática, avaliados em R$ 50 mil.

Segundo o chefe da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal, Sergio Lourenti, algumas embalagens estavam com notas fiscais falsas, emitidas por empresas fantasmas. Ele disse que esse tipo de crime tem aumentado muito nos últimos anos. “Há cinco anos, eram 4 mil sites vendendo mercadorias importadas pela internet. Hoje, são 20 mil sites.”

Nos pacotes despachados via Correios, os fiscais da Receita estão encontrando também cigarros, detectados por meio de um aparelho semelhante ao usado em exames de raio X.

As pessoas que fizeram as compras e revenderam os produtos serão intimadas a comparecer na Receita Federal para prestar esclarecimentos. De acordo com Lourenti, além de perder as mercadorias, elas serão multadas e poderão ser indiciadas por crime de contrabando e descaminho.

Ainda não hã previsão para o término da Operação Leão Expresso 13.

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado