Segurança

Saiba como agir em deslizamentos e alagamentos
28-01-2016 17:46

Saber como reagir em situações que saem do controle faz a diferença na preservação de vidas. Por isso, o Detran-PR divulga algumas dicas de como agir em caso de deslizamentos ou alagamentos, fatos que vêm se tornando frequentes no Paraná.

Em 2015, houve um aumento de 25% (131) no número de deslizamentos no Paraná em relação ao ano anterior. Foram registradas 37 ocorrências em 28 municípios. Já os alagamentos caíram de 74, em 2014, para 62 ano passado.

A primeira orientação para dias de chuva no trânsito é reduzir a velocidade. Mantenha distância dos demais veículos, faróis baixos e evite passar por poças ou lugares com acúmulo de água. “No caso dos motociclistas, a roupa apropriada e a capa impermeável são essenciais para proteção”, reforça a chefe de programas educativos do Detran, Noedy Bertazzi.

ALAGAMENTOS
Em casos de alagamentos, o motorista deve evitar dirigir em áreas desconhecidas e nunca atravessar uma rua com águas acima da altura dos pneus. A água pode esconder buracos na via e arrastar pessoas e carros. Se conseguir seguir em frente, deve-se manter sempre a primeira marcha engrenada e aceleração constante. Se perceber que o veículo foi tomado pela água, desligue-o, saia pela janela e aguarde a chuva passar em uma área alta e segura.

DESLIZAMENTOS
Nos deslizamentos, o mais importante é parar a uma distância segura do local e sinalizar e isolar a região, para evitar que outras pessoas passem por ali. Por mais que terra e pedras já tenham deslizado, o processo ainda pode continuar. Por isso, nunca se deve estacionar próximo à área do deslizamento.

Em casos de emergência o telefone do Corpo de Bombeiros é 193.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado