Segurança

Vendaval e granizo atingem 8 municípios e afetam mais de 3,2 mil
09-10-2015 17:06

No Paraná, 3.285 pessoas foram afetadas pelo temporal, com granizo e vendaval, que atingiu oito municípios nesta quinta-feira (8) e madrugada de sexta-feira (9). A situação mais grave é em Ipiranga, nos Campos Gerais, onde a chuva de granizo danificou 772 residências, segundo boletim pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, atualizado às 12 horas.

Além de Ipiranga, foram atingidos os municípios de Assis Chateaubriand, Cascavel e Toledo (Oeste), Dois Vizinhos e Pato Branco (Sudoeste), Guarapuava, na região central, e Juranda (Centro-Oeste). O levantamento continua e os dados serão atualizados.

O Simepar informa que a velocidade média do vento foi de 50km/h no Estado. Mas em Entre Rios, distrito de Guarapuava, e Pinhão, na região centro-sul do Estado, foi registrado vento de até 80 Km/h.

“O ambiente continua instável, devido a presença da frente fria que chegou ao Paraná. Há risco de temporal em todo o Estado, principalmente na região Leste”, disse o meteorologista Fernando Mendes, do Simepar. Essa situação deverá persistir até domingo.

FALTA D'ÁGUA - A forte chuva de granizo que atingiu Ipiranga nesta quinta-feira (8) causou danos às instalações da Sanepar no município, prejudicando o atendimento e o serviço de abastecimento de água.

Devido à falta de energia, a captação e o tratamento de água foram paralisados. Os ventos e chuvas destelharam as edificações da Estação de Tratamento e do escritório de atendimento pessoal, o que requer reparo emergencial.

Equipes trabalham na recuperação das instalações e no restabelecimento dos serviços. Um caminhão-pipa foi providenciado para atendimento de urgências, mas ainda não há previsão para a normalização do fornecimento de água.

Clientes que não possuem caixa-d’água podem ficar temporariamente desabastecidos. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

A Sanepar pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água de forma racional e evite desperdícios.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Fonte: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado