Serviços Públicos

Ações do Detran no Litoral orientaram 22 mil veranistas
13-02-2012 18:26

Os serviços do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) que estão disponíveis no Litoral paranaense atenderam 22 mil veranistas nesta temporada. Duas unidades móveis, que oferecem documentação e informações sobre habilitação e veículos, e uma tenda itinerante, com atividades recreativas voltadas para educação para o trânsito, estão disponíveis nas praias de Guaratuba, Matinhos e Ipanema.

As brincadeiras educativas, feitas na areia, reúnem cerca de 600 pessoas todos os dias. São atividades interativas, como jogos da memória e de identificação de placas de trânsito. “Orientamos os condutores com essa abordagem educativa para que percebam que, mesmo no litoral, é preciso estar atento às regras de trânsito, e que respeitá-las é a nossa maior segurança”, disse o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Muitos banhistas que participam dos jogos se surpreendem com o desempenho alcançado. A comerciante Eliana Andrade Araújo, por exemplo, teve mais erros do que acertos. “Foi um puxão de orelha, pois eram placas fáceis que vejo no dia a dia. Vi que preciso me dedicar um pouco mais e prestar mais atenção nessas questões”, afirmou.

O supervisor de vendas Luciano Zanella também participou do jogo e identificou a maioria das placas apresentadas. “Errei apenas uma, que geralmente não vejo durante os trajetos que faço. Achei bem interessante a brincadeira, pois nos faz lembrar dos significados da sinalização e o quanto é importante ter isso em mente na prática”, disse.

DETRAN MÓVEL - Além das ações educativas, o Detran oferece aos veranistas serviços de veículos e habilitação nas unidades móveis do departamento, localizadas nas praças centrais de Matinhos e Ipanema. No local é possível esclarecer dúvidas, alterar endereço, certidão de condutor, confirmação e consulta de processo, reemissão de certidão de condutor, comunicação de venda do veículo, extrato de débitos, multas e IPVA, ou ainda consultar a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação .

Nas unidades os usuários também podem acessar o sistema Detran Fácil, para emissão da Permissão Internacional para Dirigir, segunda via da carteira de motorista, CNH definitiva e segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

As atividades das unidades móveis do Detran, permanecem nas praias de Matinhos e Ipanema até o dia 23 de fevereiro, com atendimento das 15h às 20h, todos os dias, inclusive nos fins de semana.

A tenda itinerante também funciona nos mesmos dias e horários, apenas em locais diferentes. Até 16 de fevereiro em Ipanema e de 16 a 23/02 em Matinhos.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado