Serviços Públicos

Área para a construção do Eixo Leste-Oeste é cedida a São José dos Pinhais
21-12-2011 10:45

A Secretaria de Patrimônio da União editou na semana passada a Portaria 87/2011, pela qual cede gratuitamente por um período de 20 anos uma área de 326 mil metros quadrados ao Município de São José dos Pinhais, para implantação do "Eixo Leste-Oeste de Desenvolvimento Urbano e Turístico". O espaço antes pertencente à antiga Rede Ferroviária Federal será destinado à construção de novo modal de transporte ligando São José dos Pinhais a Curitiba.

A proposta é a construção de eixo de ligação com a utilização de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), cuja concessão e exploração seria concedida à iniciativa privada. A obra faz parte de conjunto de adequações de infraestrutura e mobilidade urbana propostas pela Prefeitura de São José dos Pinhais, que incluem ainda melhorias no Aeroporto Internacional Afonso Pena.

O projeto prevê que a nova pista terá extensão de 3.400 metros, suficiente para receber aeronaves de carga sem limitações. O Afonso Pena receberia ainda um terminal logístico de cargas no espaço onde atualmente está a pista auxiliar. Em 9 de dezembro foi publicado no Diário Oficial do Paraná o decreto que declara de utilidade pública a área destinada à implantação da nova pista.

Na semana passada, o prefeito Ivan Rodrigues esteve em Brasília para apresentar a proposta ao ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, e ao presidente da Infraero, Gustavo do Vale, e ambos mostraram-se favoráveis às adequações sugeridas pela Prefeitura. Na última sexta-feira (16) o prefeito se reuniu com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, outras autoridades estaduais e representantes da Infraero, já para discutir as providências necessárias para implantação da nova pista do Afonso Pena, reforçando os interesses da população são-joseense.

A construção do Eixo Leste-Oeste facilitará o acesso das regiões vizinhas ao aeroporto com o centro da cidade e também com Curitiba. A ideia é que o eixo conecte a BR-116 de um lado e de outro o prolongamento da Avenida do Trabalhador, na divisa com Curitiba, cortando São José dos Pinhais. Não haverá necessidade de desapropriações para a realização da obra.

A área cedida ao município pela União fica localizada entre o Rio Iguaçu e a Rua Almirante Alexandrino, até a Rua Valdomiro Valaski e o Contorno Sul (BR 116), formada por diversos terrenos.

“A construção do Eixo Leste-Oeste facilitará o acesso dos moradores do bairro Quissisana e região ao centro de São José dos Pinhais. O novo modal de transporte beneficiará também grande parte da nossa população por ser uma nova opção de transporte público rápido, ligando nossa cidade a Curitiba”, ressaltou o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues.

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Publicado: GuiaSJP.com - Texto de Departamento de Comunicação - GuiaSJP.com
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado