Serviços Públicos

Atualize seu cadastro no Bolsa Família até dia 16
08-01-2015 17:21

A Secretaria estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social alerta que as famílias beneficiárias do programa Bolsa Família têm até o dia 16 de janeiro para atualizar seus dados cadastrais. A exigência vale somente para aquelas que estão há mais de dois anos sem fazer a revisão no Cadastro Único e que receberam aviso no extrato de pagamento. Quem não atender o chamado corre o risco de ter o benefício de transferência de renda bloqueado.

O coordenador de Renda de Cidadania, da Secretaria, Nircélio Zabot, explica que os beneficiários que foram convocados para fazer a revisão cadastral devem procurar o setor responsável pelo Cadastro Único do município onde residem. “Normalmente os operadores do sistema estão instalados nas secretarias de assistência social ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras)”, diz.

DOCUMENTAÇÃO – Para a atualização cadastral, o responsável pela unidade familiar deve apresentar obrigatoriamente como documentação o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o Titulo de Eleitor. Somente as famílias de indígenas e quilombolas podem apresentar qualquer outro documento de identificação de validade nacional.

Para os demais componentes da família é necessário apresentar ao menos um dos seguintes documentos: certidões de Nascimento, Casamento ou Administrativa de Nascimento do Indígena (Rani), carteiras de Identidade ou de Trabalho e Previdência Social, CPF e Título de Eleitor.

Embora não seja obrigatório, o beneficiário também deve apresentar comprovante de residência, conta de energia elétrica, comprovante de matrícula das crianças e dos adolescentes na escola, a fim de qualificar a coleta das informações.

A revisão de dados dos beneficiários do Bolsa Família é um processo obrigatório e de rotina, realizado todos os anos. É feita pelos municípios e o Distrito Federal, conforme prevê o Decreto nº 6.135 de 2007.

No Paraná, 408.935 famílias são atendidas pelo Bolsa Família. Deste total, 92.300 recebem ainda mais um complemento de renda pago pelo Governo do Estado, o Renda Paranaense, por não atingirem a renda per capta de R$ 87,00.

Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pela Central de Atendimento do Ministério do Desenvolvimento Social, pelo telefone 0800-707-2003.

Fonte: AEN

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado