Serviços Públicos

Boa gestão e investimentos melhoram o Hospital São José
30-09-2015 18:39

O único hospital público de São José dos Pinhais – o Hospital e Maternidade São José (HMSJP) – já precisou ser interditado pela Justiça, em 2008, por má administração. Há alguns anos, porém, o modelo de gestão aplicado vem resultando em melhorias significativas. Além de toda reforma interna da instituição, com ampliação e modernização dos espaços e leitos, há profissionais qualificados, voluntários e novos equipamentos que chegam para melhorar o atendimento ao paciente e a rapidez dos diagnósticos.

A mais recente aquisição do hospital é um aparelho de Raio-X digital. Ele integra a nova estrutura do Pronto Socorro. Serão três diferentes alas: Urgências e Emergências, Ortopedia e Clínica Médica. A entrada das ambulâncias também foi modificada e melhorada. “O hospital recebe em média 10 ambulâncias do Siate/Samu por dia, o que nos faz referência regional em Traumatologia. Para isso, reformamos três alas do Pronto-Socorro e cinco salas de Centro Cirúrgico, onde realizamos mais de 20 cirurgias todos os dias”, conta o diretor do hospital, Giovani de Souza. “O novo Raio-X vai permitir exames em poucos segundos, com as imagens indo direto para a tela do médico”, explica.

O diretor lembra que hoje o hospital está 100% informatizado, gerando base de informação e referência para o SUS. “Agora temos um banco de sangue, uma nova farmácia, novos leitos, para adultos e crianças, uma maternidade toda preparada para mamães e bebês, com 20 vagas só na UTI Neonatal. Atendemos cerca de mil pessoas todos os dias, 24h. Contamos com os melhores cirurgiões, são 350 médicos, mais de 900 funcionários, todos se esforçando e envolvidos nas melhorias”, garante Giovani.

“Sabe aquele negócio que um vizinho pintou a sua casa, fez um jardim, melhorou a calçada e saiu cumprimentando a todos os outros vizinhos? Com o passar dos dias, todos começaram a fazer o mesmo. Comportamento e atitudes geram comportamentos e atitudes. Então, comecei pintando a casa, fazendo o jardim, melhorando a calçada e os móveis e saio todo dia cumprimentando os funcionários e pacientes. Eles entraram no clima”, diz, referindo-se à melhoria no atendimento. “Nossos voluntários também têm grande colaboração nisso. Eles fazem a diferença em nosso hospital, porque o hospital é seu, é dele, é nosso.”

NOVO ANEXO
Atualmente, 60% dos recursos investidos na instituição vêm da Prefeitura. “Temos comprometimento político e participação. Assim, conseguimos investir no hospital e já começamos a planejar o novo anexo”, revela o gestor.

Segundo ele, a ideia é construir um prédio anexo a atual estrutura, com três pavimentos e 300 novos leitos. “Queremos um hospital que possa atender às demandas dos próximos 10 anos, pelo menos”, aspira, lembrando que o modelo de gestão adotado no futuro será significativo para os resultados continuarem acontecendo. “Hoje, realizamos uma gestão integrada, com foco no paciente e seu bem-estar”, resume Giovani.


NÚMEROS
Abaixo, os números relativos aos atendimentos do HMSJP no segundo quadrimestre (maio a agosto) de 2015

Mais de 25 mil consultas;
Mais de 1.100 bebês nascidos;
Mais de 5.200 internamentos
Mais de 1.500 cirurgias realizadas;
Mais de 11.300 exames de Raio-X;
Mais de 11.400 tomografias;
Mais de 2.400 ultrassons;
Mais de 500 biópsias;
Mais de 61.000 exames de sangue;
Mais de 1.500 exames de Ressonância, Doppler, Ecocardio, Eletrocardiograma e Teste de esforço.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado