Serviços Públicos

Comec justifica mudanças nos ônibus de SJP: O povo aprende rápido
26-11-2015 11:57

A Coordenação da Região Metropolitana (Comec), responsável pelas linhas metropolitanas que circulam em São José dos Pinhais, deu ontem (25) a sua justificativa para as importantes mudanças no transporte coletivo do Município. Anunciadas para este sábado (28), as alterações incluem novos itinerários, diferentes trajetos e o fim de linhas. Mas a população só foi informada sobre isso nesta semana. “As modificações são tão pequenas. O povo é esperto, aprende rápido.”

A declaração foi dada pelo assessor técnico da diretoria de transporte da Comec, Euclides Rovane, segundo o qual SJP é diferente de outras cidades vizinhas, como Araucária e Campo Largo, pois possui um sistema local de ônibus, o que leva a uma sobreposição muito grande de linhas urbanas e metropolitanas. “Isso acaba encarecendo os dois serviços, então, não fomos radicais pois uma das intenções é permitir que o sistema local opere naturalmente”, disse.

BOQUEIRÃO
Dentre as mudanças, está a extensão do itinerário do Terminal Central/Terminal Boqueirão. O ônibus anteriormente fazia o trajeto apenas entre os dois terminais. Agora, seguirá pelo Centro de SJP. “O Centro é o destino de viagem da maioria dos passageiros dessa linha, que utilizam comércios e serviços em SJP. A extensão do trajeto vai facilitar”, garante o assessor, lembrando que os horários (que antes chegavam a quase uma hora de espera) serão também estendidos, sendo de 20 em 20 minutos a partir de sábado.

O ônibus Pedro Moro/Boqueirão seria extinto. “Íamos desativar esta linha, uma vez que existe o Ligeirão, no Terminal do Boqueirão, para se chegar até o Centro de Curitiba. No entanto, como há muitos destinos de viagem até o Hauer, decidimos apenas encurtar o trajeto até lá”, explica Rovane. “Com a canaleta exclusiva para ônibus, na Marechal Floriano, não tem sentido manter um ônibus circulando ao lado dela e seguindo para o mesmo destino. Com essa mudança, acertamos o eixo via Boqueirão”, resume.

Já sobre a extinção do Pedro Moro/Prado Velho (Uberaba), muito utilizado por são-joseenses que estudam na PUC ou trabalham no Uberaba, o assessor da Comec justificou dizendo que a linha não tem viabilidade. “Nem mesmo com micro-ônibus conseguiríamos manter esta linha, que registra apenas 118 passageiros por dia”, assegura. A opção para os estudantes que moram nas proximidades do Braga será o Pedro Moro/Curitiba, que segue pela Avenida das Torres. “Também é possível pegar o Terminal Central e no Boqueirão pegar o Ligeirinho até o Paiol”, completa Rovane. Mas para isso, os estudantes terão que andar do Braga até a rua Barão do Cerro Azul, onde passará o Terminal Central.

XINGU E INDEPENDÊNCIA
O fim da linha Xingu/Curitiba também não deve ser problema para os usuários, acredita o representante da Comec. “Esta linha será unificada com o Braga/Curitiba, o que irá melhorar a frequência dos dois, que hoje têm grande intervalo nos horários e pequena utilização. O trajeto do Braga será coberto pela linha Quississana/Curitiba. Assim, não haverá prejuízo para ninguém”, ressalta.

Outra mudança significativa atingirá os moradores do Jardim Independência pois a linha Independência/Curitiba não passará mais no bairro. Ela se chamará Terminal Afonso Pena/Curitiba e seguirá direto do terminal para a Capital, pela BR-277. “A mudança foi necessária para não haver sobreposição de linhas, já que existe a opção de vários ônibus urbanos que seguem do Afonso Pena até este bairro”, justifica o representante da Comec.

COLOMBO
O Colombo/São José também terá seu trajeto alterado. Ele não fará mais a integração dentro do Terminal Afonso Pena e seguirá pela Rui Barbosa até o Centro da Cidade. “Esta é uma linha não integrada pois é exclusivamente metropolitana. Fizemos uma pesquisa com 420 pessoas e descobrimos que o destino de viagem da maioria é o Centro de SJP, então resolvemos estender esse trajeto”, explica, lembrando que quem vem de Colombo e precisar ir para outro destino, que não seja o Centro, deverá pegar um ônibus urbano, pagando nova passagem.

DEMORA NA INFORMAÇÃO
Essa foi a única pesquisa realizada pela Comec com os usuários do transporte público de SJP. As mudanças foram anunciadas apenas nesta semana e somente agora, às vésperas das modificações, é que os passageiros foram informados, via cartazes nos coletivos. Questionado sobre a demora na divulgação das informações, o assessor técnico da Comec disse apenas: “As modificações são tão pequenas. O povo é esperto, aprende rápido.”

As mudanças, no entanto, atingirão a rotina de mais de 200 mil usuários que utilizam mensalmente os serviços do transporte público no Município. Os passageiros não estão de acordo com as modificações e organizam um protesto para amanhã (27), das 16h às 19h, no Terminal Afonso Pena.

Saiba mais sobre o protesto!

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado