Serviços Públicos

Consumo elevado e calor deixam crítico o abastecimento de água
09-02-2012 19:54

A chuva desta quinta-feira (9) em várias regiões do Estado não foi suficiente para eliminar os riscos para o abastecimento com água tratada. A estiagem prolongada está reduzindo o volume de água captada nos rios e poços, comprometendo a produção e a distribuição. A Sanepar recomenda que a população intensifique o uso racional da água, pois o consumo aumentou em até 30% em várias cidades.

Em Londrina e Cambé, no Norte do Estado, onde a temperatura tem ficado 10 graus acima da média para o período, o consumo de água cresceu 30% neste mês. Nesta quinta-feira (9), os índices de reservação de água no sistema integrado caíram de 85% para 47%, o que compromete o funcionamento da rede de distribuição. Equipes da Sanepar executam manobras emergenciais para garantir o abastecimento a todas as regiões. No entanto, é possível que moradores que não possuem caixa de água fiquem desabastecidos.

O distrito de Alto Porá, no município de Ivaiporã, também está com o abastecimento prejudicado, pois o poço que abastece a localidade teve sua bomba danificada. O conserto foi providenciado e a previsão é que o fornecimento de água seja regularizado à noite.

Em Santo Antônio da Platina, Norte Pioneiro, onde o aumento no consumo chega a 14%, a produção de água tratada caiu mais de 25%. A queda se deve à redução na vazão do Ribeirão do Boi Pintado. Em média, o ribeirão fornece 220 metros cúbicos por hora, mas só é possível captar 120. Cerca de 40% da produção de água tratada para a cidade vêm de poços e não têm sido suficiente para atender a demanda.

CRÍTICO – No Norte Pioneiro, cinco cidades apresentam quadro mais crítico com a estiagem: Cambará, Ibaiti, Siqueira Campos, Guapirama e Wenceslau Braz. Com exceção de Guapirama, as outras são abastecidas por mananciais superficiais. Todas as fontes – poços, minas e rios – estão com a vazão reduzida pela estiagem, situação agravada no caso dos rios com desmatamento e falta de mata ciliar.

Na região de Cornélio Procópio, no Norte, a estiagem coloca em situação de risco o abastecimento de Assaí, Curiúva, São Sebastião da Amoreira, Congonhinhas e Sapopema. Em Assaí, caiu pela metade a vazão de duas minas que integram o sistema.

Em Cianorte, Noroeste do Estado, cujo consumo de água também aumentou 30%, desde a terça-feira (7), foi necessário implantar rodízio para garantir o abastecimento. A cidade foi dividida em dois grupos, sendo que parte dos imóveis fica sem água das 8h às 15h, e os demais das 15h às 22h,

A mina que abastece Bom Sucesso do Sul teve a vazão reduzida em mais de 50%. Técnicos da empresa executam melhorias operacionais no sistema para normalizar o abastecimento.

Na região de Francisco Beltrão, Sudoeste do Estado, os municípios de Pranchita, Dois Vizinhos, Flor da Serra do Sul e Nova Prata estão em alerta. Em Pranchita, por exemplo, a vazão da mina de água onde é feita a captação baixou cerca de 24% de sua capacidade. Em Dois Vizinhos, a situação é ainda mais alarmante, pois a vazão do Rio Girau Alto já teve queda de 50%.

Os municípios vizinhos a Pato Branco - Vitorino, Bom Sucesso do Sul, São Jorge do Oeste e Verê -, no Sudoeste, também estão em situação preocupante. Em Vitorino e Bom Sucesso, onde o abastecimento é feito por minas de água, a Sanepar já precisou acionar a captação em rios devido à diminuição de 50% da vazão das minas. Em São Jorge e Verê, o consumo elevado está acima da capacidade da produção.

COLABORAÇÃO - A população deve colaborar. Basta usar água tratada racionalmente, reduzindo o tempo no banho; fazendo reuso da água da máquina e do tanque de lavar roupa, deixando de lavar carro e calçada, além de outras mudanças nos hábitos de consumo.

Dicas:

- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

- A água do último enxague do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para varrer a sujeira, use a vassoura.

- Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxague com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

- Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.

- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença.

- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.

- Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

- Verifique se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna. - Se observar vazamento de água na rua, avise a Sanepar imediatamente pelo telefone 115.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado