Serviços Públicos

Copel alerta para o perigo das pipas perto da rede elétrica
02-07-2014 20:48

Com o início das férias escolares, um brinquedo popular volta a gerar preocupação para as equipes de operação e manutenção da Copel. Quando presas à rede elétrica, as pipas podem causar desligamentos e acidentes graves.

Em todo o Paraná são registrados, em média, 12 desligamentos por dia relacionados a objetos estranhos que entram em contato com a rede elétrica. São calçados velhos, correntes e, principalmente, pipas. Ao puxar o brinquedo para tentar livrá-lo dos fios de luz e outros componentes da rede elétrica, os cabos podem balançar e provocar um curto-circuito.

Thiago Puchta, gerente de Operação da Copel, explica que a interrupção no fornecimento pode ser evitada com medidas simples. “O ideal é que as crianças brinquem longe da rede elétrica, em áreas abertas. Se a pipa enroscar, jamais deve-se tentar retirá-la”, comenta o gerente.

ACIDENTE – O risco de acidente também é grande e costuma ocorrer quando são usados materiais metálicos na confecção das pipas. Fios de cobre, limalha de ferro e papel laminado jamais devem ser usados no brinquedo, pois são bons condutores de energia e facilitam a passagem da corrente entre os equipamentos da rede elétrica. “Esse tipo de material permite a passagem da energia elétrica, fazendo com que haja uma descarga sobre a pessoa que estiver segurando a pipa”, alerta.

Foi esta a causa do último acidente fatal registrado no Estado, quando a pipa de um garoto de oito anos tocou em uma linha de 138 mil volts na zona Norte de Londrina. O fio do brinquedo era feito de cobre e provocou uma descarga elétrica.

Para orientar as crianças e suas famílias, a Copel desenvolve campanhas permanentes de segurança, com mensagens em emissoras de rádio, ações em locais de grande concentração de pessoas e também nas escolas. Todos os anos, cerca de 100 mil alunos de 4º ano recebem a visita de profissionais da Companhia, que prestam informações e tiram dúvidas sobre os riscos da eletricidade.

ROJÕES – As férias escolares coincidem com as comemorações da Copa do Mundo e os adultos também devem fazer sua parte para evitar acidentes com a rede elétrica. No último sábado (28), um rojão aceso próximo à rede elétrica, em Londrina, provocou rompimento de cabos e deixou cerca de 7 mil domicílios sem luz durante o segundo tempo da partida entre Brasil e Chile.

Rojões e fogos de artifício devem ser utilizados apenas em campo aberto, longe da rede elétrica. Bandeiras e enfeites também devem ser mantidos distantes das redes de distribuição de energia.

Para comunicar situações de risco, os consumidores podem entrar em contato pelo telefone gratuito 0800 51 00 116, pelo site www.copel.com e pelo aplicativo Copel Mobile, disponível para os sistemas Android e iOS. Reclamações sobre falta de luz podem ser enviadas por SMS, digitando as letras SL e o número da conta, em uma mensagem gratuita para o número 28593.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado